quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Subseção da OAB de Guarabira promove partida de futebol e almoço para comemorar o Dia do Jurista



Para comemorar o dia nacional do jurista, a Subseção da OAB de Guarabira promoveu nesta terça-feira, dia 11, dois eventos: uma partida de futebol entre advogados associados e funcionários do Fórum e, em seguida, um descontraído almoço na Maison D’Mel.
O jogo foi realizado no campo de futebol Marcos Frazão, e depois de um empate de 4x4 acabou sendo decidido nos pênaltis. O time dos advogados levou a melhor, convertendo três gols contra apenas dois da turma do Fórum. De acordo com o presidente da entidade, Fábio Meireles, a finalidade dos eventos era proporcionar uma integração entre os advogados de Guarabira com atividades que proporcionassem descontração e divertimento.
A Subseção da OAB de Guarabira conta com mais de 200 associados e com a integração de 22 municípios. Segundo Fábio Meireles, que não sabe se vai disputar a reeleição em dezembro, a subseção, embora durante seu mandato já tenha conseguido alcançar alguns resultados, ainda luta para concretizar outras metas, dentre elas: possuir uma sede própria, elevar a comarca de Guarabira para a terceira entrância e conseguir que seja encaminhado um juiz titular para Araçagi.
Para Meireles, que é advogado há 13 anos, um dos pontos fundamentais defendidos pela Subseção da OAB de Guarabira é a ética profissional. O presidente ainda destaca que a região do brejo dispõe de profissionais competentes, e afirma que nunca recebeu uma denúncia em relação à conduta dos advogados associados.
“Preso sempre pela ética e pela transparência dos advogados, a nossa subseção tem se preocupado muito com essa questão porque a ética e o conhecimento da legislação são as bases indispensáveis para um bom executor da lei”, disse o representante da Subseção.
Segundo o presidente Fábio até o final deste ano uma sala de advogados será instalada em Guarabira, cuja finalidade será disponibilizar a todos os advogados da região um estabelecimento com acervo para consulta e pesquisa acerca do conhecimento jurídico.
Em relação a OAB, Fábio Meireles faz uma reflexão sobre a importância dessa entidade para o universo da advocacia: “A OAB através dos exames obrigatórios para a profissionalização do advogado possibilita uma filtragem na qualidade dos profissionais que atuarão no mercado, além de avaliar, consequentemente, o nível das diversas faculdades de Direito que existem no país, mediante essa proliferação de escolas”.
A Subseção da OAB de Guarabira que começou como uma associação de advogados já existe há 15 anos, e teve como primeiro presidente o advogado Paulo Sergio, que é um dos mais antigos profissionais da região, com 29 anos de carreira. Para Paulo, a OAB, embora desempenhe um papel relevante na avaliação e fiscalização da atividade do direito, deveria funcionar mais como uma entidade de acolhimento e esclarecimento do que como entidade punitiva.
Para Paulo Sérgio, o mundo jurídico ainda sofre com a morosidade da justiça. “A lentidão dos processos ainda é um dos principais problemas que assolam a justiça brasileira. Seria necessário um mecanismo de aceleração em relação às causas judiciais, como, por exemplo, muitos processos de pouca significância deveriam ser solucionados na própria delegacia de polícia, essa prática evitaria o acúmulo de processos nos tribunais”, disse o advogado.
Simone Bezerrill
O nosso programa Agora Voce, parabeniza estes profissionais que desempenham um importante papel junto a sociedade, cuidando de seus direitos de uma forma responsável.
por reconhecer este importante trabalho, estaremos todos os sábados com o quadro SEU DIREITO, levando informações e tirando dúvidas dos ouvintes, que podem escrever para o programa solicitando a ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário