
A jornada, que acontece a cada dois anos, contará com palestras de psiquiatras de São Paulo, Paraná, Pernambuco e da Paraíba. Dentre os paraibanos estão Dr. João Leonardo R. Moraes, que fará a conferência de abertura, com o tema Transtornos Psíquicos: mitos ou evidencias médicas? e Dr. Afredo Minerviano, com o tópico Tratamento em esquizofrenia.
Segundo um dos organizadores do encontro, o psiquiatra Rivando Rodrigues, disse à reportagem do brejo.com que esta jornada tem a finalidade de promover a interdisciplinaridade no debate sobre os estudos que tratam da depressão, dos transtornos de ansiedade e do distúrbio bipolar.
“A jornada tem como meta principal produzir um modelo científico para os médicos, tanto psiquiatras e psicólogos como especialistas de outras áreas, visando, com isso, estabelecer uma relação interdisciplinar em relação ao conhecimento acerca da saúde mental. O objetivo é trazer para João Pessoa as novidades de tratamento nesse campo”, explicou Rivando.
De acordo com o psiquiatra, o evento também objetiva desmistificar alguns tabus, como, por exemplos, o de relacionar o aumento da incidência de crises com o período de lua cheia e da ingestão de algumas espécies de alimentos como forma de prevenção da depressão. Para Rivando Rodrigues, tanto a depressão como a esquizofrenia podem ser controlados através do uso de medicamentos ou por meio da psicoterapia.
A depressão é mais comum nas mulheres, principalmente após os 40 anos. Já um paciente com sintomas depressivos tem 15% de chance para cometer suicídio. Em relação ao transtorno afetivo bipolar, Rivando esclarece que o paciente com esse problema apresenta dois tipos de manifestação: mania (exaltidão do humor, agressividade) e depressão (insônia, sonolência e diminuição da concentração). “Um paciente com família estável tem mais possibilidade de sair de uma depressão”, disse o psiquiatra. .

"É um momento de convivência para nos conhecermos melhor, fortalecendo os objetivos de trabalhar com dignidade promovendo uma assistência adequada e digna aos portadores de trantornos mentais, desfazendo mitos e aprendendo com as descobertas médico científicas". Disse Penha Pontes.
As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.jornaldapsiquiatria.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário