quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Paraiba realiza Jornada de Psiquiatria

Para discutir os mitos e as verdades acerca da saúde mental, a Sociedade Paraibana de Psiquiatria promove nos dias 14 e 15 de agosto a Nona Jornada de Psiquiatria. O evento acontece nos dias 14 e 15 de agosto no Hotel Verde Green, em João Pessoa, e apresenta como temas principais para o debate: o transtorno do sono, as manifestações ansiosas da sociedade atual, as atualizações em esquizofrenia e os transtornos psiquiátricos no ciclo gravídico puerperal.
A jornada, que acontece a cada dois anos, contará com palestras de psiquiatras de São Paulo, Paraná, Pernambuco e da Paraíba. Dentre os paraibanos estão Dr. João Leonardo R. Moraes, que fará a conferência de abertura, com o tema Transtornos Psíquicos: mitos ou evidencias médicas? e Dr. Afredo Minerviano, com o tópico Tratamento em esquizofrenia.
Segundo um dos organizadores do encontro, o psiquiatra Rivando Rodrigues, disse à reportagem do brejo.com que esta jornada tem a finalidade de promover a interdisciplinaridade no debate sobre os estudos que tratam da depressão, dos transtornos de ansiedade e do distúrbio bipolar.
“A jornada tem como meta principal produzir um modelo científico para os médicos, tanto psiquiatras e psicólogos como especialistas de outras áreas, visando, com isso, estabelecer uma relação interdisciplinar em relação ao conhecimento acerca da saúde mental. O objetivo é trazer para João Pessoa as novidades de tratamento nesse campo”, explicou Rivando.
De acordo com o psiquiatra, o evento também objetiva desmistificar alguns tabus, como, por exemplos, o de relacionar o aumento da incidência de crises com o período de lua cheia e da ingestão de algumas espécies de alimentos como forma de prevenção da depressão. Para Rivando Rodrigues, tanto a depressão como a esquizofrenia podem ser controlados através do uso de medicamentos ou por meio da psicoterapia.
A depressão é mais comum nas mulheres, principalmente após os 40 anos. Já um paciente com sintomas depressivos tem 15% de chance para cometer suicídio. Em relação ao transtorno afetivo bipolar, Rivando esclarece que o paciente com esse problema apresenta dois tipos de manifestação: mania (exaltidão do humor, agressividade) e depressão (insônia, sonolência e diminuição da concentração). “Um paciente com família estável tem mais possibilidade de sair de uma depressão”, disse o psiquiatra. .
A Psicóloga Penha Pontes, coordenadora municipal de Saúde Mental de Guarabira disse que os profissionais dos Caps também participarão desta jornada para aprimoramento em Transtornos Mentais.
"É um momento de convivência para nos conhecermos melhor, fortalecendo os objetivos de trabalhar com dignidade promovendo uma assistência adequada e digna aos portadores de trantornos mentais, desfazendo mitos e aprendendo com as descobertas médico científicas". Disse Penha Pontes.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.jornaldapsiquiatria.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário