quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Raniery, Roberto Paulino, Maranhão e bancada paraibana discutem Campus da UFPB para Guarabira em Brasília



Raniery, Roberto Paulino, Maranhão e bancada paraibana discutem Campus da UFPB para Guarabira em Brasília
Brasília (Codecom) - A expansão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para os municípios de Guarabira e Pedras de Fogo foi o tema de audiência nesta quinta-feira (26/08) entre o governador da Paraíba, José Maranhão, e o ministro da Educação, Fernando Haddad. O deputado federal Manoel Junior (PSB-PB), o reitor da universidade, Rômulo Polari, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, o ex-governador Roberto Paulino, e a bancada paraibana também participaram da audiência.
A autorização para os novos campi foi dada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em sua visita a Paraíba, no mês de julho deste ano. Segundo Junior - que tinha audiência para esta quinta com Haddad para tratar do tema, mas antecipou por causa do governador - a reunião desta tarde teve como objetivo definir o cronograma de trabalho para a nova expansão da UFPB.
De acordo com o ministro da Educação, o Governo Federal tem priorizado a democratização da oferta do ensino superior, e essas expansões colaboram nesse sentido. Haddad lembrou que existe atualmente uma carência no número de professores para as universidades federais e a contratação de novos profissionais é de grande importância para viabilizar os novos campi, não só em Guarabira e Pedras de Fogo, mas em todo o Brasil.
Segundo o ministro, tramita no Congresso Nacional projeto para criar novas vagas de professor para as universidades federais e a participação da bancada paraibana na aprovação dessa proposta é de grande valia. Haddad lembrou, também, que é preciso extinguir a Desvinculação de Receitas da União (DRU) na Educação.
Para José Maranhão, a reunião teve saldo positivo, pois o ministro pôde observar o empenho do governo da Paraíba e de toda a sua bancada nesse projeto. O governador lembrou que quando estiverem instalados, os novos campi beneficiarão uma população de quase R$ 800 mil habitantes na Paraíba.
De acordo com Manoel Junior, a bancada da Paraíba vai se empenhar no Congresso Nacional e junto aos ministérios para viabilizar a execução desse projeto. Com relação a desvinculação de receitas, o deputado se comprometeu a trabalhar pela agilização na tramitação da PEC da DRU, que aguarda votação no plenário da Câmara.
“Essas expansões colaboram para o desenvolvimento do interior, pois o aluno estuda, desenvolve e aplica seu conhecimento em sua comunidade”, finalizou o deputado.
Como parte dos tramites do projeto, o reitor Rômulo Polari deverá apresentar ao ministério o projeto de desenvolvimento institucional da UFPB para os próximos 10 anos.
Roberto e Raniery Paulino – O ex-governador Roberto Paulino disse, durante entrevista ao programa Correio da Manhã (Guarabira FM) que a audiência foi muito positiva, principalmente com relação a instalação desses novos cursos em Guarabira pela UFPB.
Roberto Paulino lamentou a posição do DEM e do PSDB que, no Congresso Nacional, estão dificultando o projeto da realização de contratação de pessoal através de concurso público. Ele disse que só esse entrave no momento, mas tem fé em Deus que a UFPB virá para Guarabira.
O deputado Raniery Paulino assegurou que fará um pronunciamento na Assembléia Legislativa da Paraíba pedindo a sensibilidade dos congressistas paraibanos em Brasília, principalmente deputados e senadores do DEM e do PSDB para que revejam suas posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário