quarta-feira, 29 de julho de 2009

Guarabirense é 1ª vítima de gripe suina no Nordeste

Guarabirense é a 1ª vítima de gripe suína no Nordeste
O estudante Severino Galdino, de 31 anos, que estava internado desde a última quarta-feira (22) no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, morreu vítima de gripe suína na madrugada desta terça-feira (28). Trata-se da primeira morte pela doença no Nordeste ou fora das regiões Sul e Sudeste. No Brasil, 46 pessoas infectadas com o vírus da influenza A (H1N1) morreram.
De acordo com informações da chefe do Serviço de Doenças Infecto- Contagiosas do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Romilda Fernandes, o paciente apresentava um problema pulmonar grave decorrente do vírus H1N1. A gripe suína foi confirmada através de exame laboratorial, conforme Romilda.
Galdino possuía um histórico de problemas respiratórios crônicos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Ele teria ficado internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) durante dois meses e com frequência respirava com ajuda de bolsas de oxigênio.
Ainda segundo a Secretaria, o rapaz possuía a deformidade Pectus carinatum, que consiste na prominência no osso esterno. Ele recentemente viajou a Brasília para participar do 51º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado entre 15 e 19 de julho. também segundo a secretaria, que não soube precisar a data de internação do paciente.
Nas últimas 24 horas, o paciente sofreu duas paradas cardíacas. Uma por volta das 11h30 desta segunda (27) e outra as 2h da manhã desta terça (28). Um enfermeiro amigo da família que acompanhou o caso de perto disse que Severino morreu logo após sofrer a segunda parada cardíaca.
Natural de Guarabira, no Brejo Paraibano, Galdino era deficiente físico e morava em João Pessoa. Segundo fontes do HU, ele contraiu a doença durante a viagem a Brasília.
A Paraíba tem sete casos confirmados de gripe suína e dois em investigação. Outros 16 casos suspeitos foram descartados. As outras mortes pela doença ocorreram nos Estados de São Paulo (20), Rio Grande do Sul (16), Rio de Janeiro (5) e Paraná (4). A morte de Galdino representa a primeira vítima da região Nordeste.
Luciana Rodrigues, com Uol Notícias Portal Correio

O falecimento deste jovem sensibilizou os guarabirenses. Nas rádios da cidade diversas foram as manifestações de pesar a família. O deputado estadual Raniery Paulino, foi uma das pessoas que enviou votos de pesar pelo falecimento de birino, como era conhecido pelos amigos.
A Prefeitura de Guarabira, através da Prefeita Fátima Paulino, lamentou o ocorrido, como mostra a nota abaixo.
PREFEITURA DE GUARABIRA
CODECOM

NOTA DE PESAR


A PREFEITA DE GUARABIRA, FÁTIMA PAULINO, E O EX-GOVERNADOR ROBERTO PAULINO, TRISTES COM O FALECIMENTO DO AMIGO SEVERINO GALDINO, O POPULAR BIRINO, VÊM DE PÚBLICO MANIFESTAR SEUS SENTIMENTOS DE PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA, AO MESMO TEMPO EM QUE PEDE A DEUS QUE CONFORTE SEUS ENTES QUERIDOS, NESSE MOMENTO DE MUITA TRISTEZA E DOR.

GUARABIRA, 27 de julho DE 2009.

FÁTIMA PAULINO – PREFEITA DE GUARABIRA
ROBERTO PAULINO – EX-GOV. DA PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário