terça-feira, 14 de julho de 2009

Fátima garante SAMU para Guarabira em audiência com ministro da Saúde


Guarabira (Codecom) – A prefeita de Guarabira, Fátima Paulino (PMDB), depois de audiência no Ministério da Saúde, onde foi recebida pelo ministro José Gomes Temporão, garantiu a implantação do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o município.
A gestora municipal esteve acompanhada de seu esposo, o ex-governador da Paraíba, Roberto Paulino, e do deputado federal Manoel Alves Junior do PSB. A audiência teve início às 12h30, conforme a Chefia de Gabinete do Ministério da Saúde.
Conforme a prefeita, dada a garantia da vinda do Samu para Guarabira, o ministro da Saúde pediu que as secretarias de saúde do município e do Governo do Estado da Paraíba, enviem projeto solicitando o benefício ao Ministério da Saúde do Governo Federal.

Temporão disse na ocasião que “a implantação do Samu para a região entra na política de prioridades do ministério”. Esse serviço sendo implantado em Guarabira, irá sem sombra de dúvida melhorar e dar mais agilidade ao atendimento que é feito atualmente, não só para pacientes guarabirenses, mas para toda a região.

Para entendermos a importância deste beneficio para a região, vejamos o que é o Samu. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
outras informações no www.fatoafato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário