terça-feira, 21 de julho de 2009

CONVITE

A Prefeitura Municipal de Guarabira, a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Saúde Mental, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para participarem da Solenidade de Inauguração do CAPSad – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga “Ascendino Antônio da Silva”, com a seguinte programação:
Benção do Bispo Diocesano Dom Francisco Dantas de Lucena;
Ato inaugural;
Coquetel.
Local: Rua Lodônio Rodrigues de Bulhões, SN, Cordeiro, Guarabira-PB (Antigo Corpo de Bombeiros)
Data: 22 de julho de 2009 (Quarta-feira).
Horário: 17:00h

Recebi com grata satisfação este convite em meu email, me convidando para este evento. Fiquei feliz com a chegada desta casa, pois irá ajudar muitas pessoas envolvidas no mundo das drogas. Quando falo “envolvida no mundo das drogas”, refiro-me a todos que estão presos ao algum vício ou têm em seu convívio, alguém dependente de “qualquer” tipo de droga. Estas pessoas (família ou amigo) precisam de ajuda e este centro poderá apresentar esta ajuda.

No mundo de hoje, é difícil assistir a um noticiário sem que apareça alguém sendo morto ou preso por este motivo. E há quem diga que o caminho é este para quem convive com as drogas... cemitério ou prisão. Precisamos modificar este roteiro e colocar de forma mais ativa a ajuda a quem está muitas vezes pedindo socorro e não é entendido.

É muito fácil, chamar alguém que está bêbado de vagabundo. Difícil é parar para ajudar. Isto vale para todas as drogas. Podemos citar o viciado em cigarro, café, medicamentos e por aí vai... após uma análise certamente descobriremos que houve algum motivo que levasse a isto.

É nesta hora que precisamos nos voltar para a educação que nossos jovens tem recebido. Será que estão sendo acompanhados por seus pais, professores?... quando uma criança está só é mais fácil ser manipulada, então é necessário que os pais saibam o que andam fazendo seus filhos e que os filhos não vejam este ato como uma desconfiança, mas como um gesto de carinho e proteção.

Atualmente este trabalho de acompanhamento com dependentes é feito de forma simples por psicólogos que atuam no CAPS II, (trabalha com outro público - portadores de distúrbios mentais). Com a chegada do CAPS AD, estes dependentes terão um espaço voltado para o problema que eles enfrentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário