sábado, 27 de fevereiro de 2010

IBGE ABRE VAGAS EM TODO O BRASIL

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu nesta sexta-feira (26) as inscrições para 191.972 vagas temporárias para recenseadores, que trabalharão no Censo 2010 nos 5.565 municípios do Brasil.

As inscrições custam R$ 18,00 e foram abertas à 0h desta sexta-feira no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Os interessados também podem se inscrever nos postos de inscrição, que passam a receber as fichas a partir de hoje. O prazo de inscrição vai até dia 04/04.
Os candidatos terão de se inscrever na área de trabalho do município onde desejam trabalhar -- há municípios com mais de uma área de trabalho. Essa exigência também vale para as inscrições feitas pela Internet.

De acordo com o edital do concurso, o trabalho tem duração de cinco meses e o pagamento será baseado na produção do recenseador, conforme o número de casas e pessoas recenseadas, e registro da coleta de dados. No edital, não há referência aos valores que serão pagos.

Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau), estar com 18 anos completos na data da contratação, ter nacionalidade brasileira ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade. Os candidatos também precisam estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Não poderão concorrer servidores da administração direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios, os empregados de suas subsidiárias e controladas, bem como os contratados temporário nos últimos 24 meses.

Previstas para 30 de maio, as provas ocorrerão simultaneamente em todo o país, em locais que serão divulgados a partir de 18 de maio. Haverá 50 questões objetivas: língua portuguesa (10), matemática (10), conhecimentos gerais (10) e conhecimentos técnicos, baseadas no Estudo dos Conhecimentos Técnicos que serão aplicados no Censo Demográfico 2010 (20).

Os classificados nas provas objetivas farão um treinamento, com caráter eliminatório e classificatório. A efetivação dos contratos de trabalho está condicionada ao resultado do teste final. A previsão é que o trabalho dos recenseadores seja concluído em até cinco meses. Eles serão pagos por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados, e também terão direito 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário