sábado, 27 de fevereiro de 2010

Guarabira sedia encontro preparatório para o VII Congresso Regional de Psicologia


O evento aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde do município, situada na praça do Novo Milênio.


Profissionais do campo da psicologia, oriundos de quase todas as cidades da região do Brejo, se reuniram com o propósito de colaborarem para a elaboração do novo quadro de ações políticas do Conselho, que deverá entrar em vigor no próximo triênio.


De acordo com a conselheira e tesoureira do Conselho Regional de Psicologia, a dr. Edézia Maria de Almeida, o encontro teve como meta principal possibilitar um espaço de debate para que os psicólogos pudessem expor as fragilidades da categoria e suas reivindicações.


“Esse é o único conselho de classe que proporciona a seus membros um espaço para que haja uma apresentação de teses que visem o apontamento político do próprio conselho”, disse a doutora.


A conselheira ainda informou que o encontro preparatório teve a missão de reunir os profissionais da região para incentivá-los a participar do Pré-congresso de Psicologia, que acontecerá nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Neste evento serão eleitos os delegados que deverão ser encaminhados ao Congresso Regional de Psicologia, de 27 a 30 de abril, onde, por sua vez, serão escolhidos os delegados para o Congresso Nacional, que será realizado em Brasília, no período de 3 a 6 de junho.


O que foi definido durante a reunião


- Maior divulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que incluiu o profissional de psicologia no contexto educacional;


- Fortalecimento da categoria de psicólogo no processo da reforma psiquiátrica.
Entenda as etapas do Conselho Nacional de Psicologia
Os eventos preparatórios, como este que aconteceu hoje em Guarabira, estão sendo realizados em diferentes localidades do Brasil, visando à mobilização dos profissionais e contribuindo para fortalecer o caráter democrático da categoria.


Após a etapa inicial, serão promovidos os Pré-congressos, nos quais serão eleitos os delegados para o Congresso Regional, que, por sua vez, selecionará os delegados que participarão do Congresso Nacional, que consiste na etapa final do processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia do país.


Simone Bezerrill Brejo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário