quarta-feira, 23 de junho de 2010

Codecom – A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Cultura, realizou dias 18 e 19 deste mês, a etapa regional do Festival de Quadrilhas. As classificadas representaram a região na Etapa Estadual. O evento é realizado numa parceria com a TV Cabo Branco.

As Quadrilhas Juninas Fazenda Nordestina de Guarabira e Sanfony Fest de Serra da Raiz ficaram em 1ª e 2º lugar respectivamente e nesta segunda-feira (21), foram a João Pessoa, para participarem da final estadual do Festival de Quadrilhas Juninas 2010.
O resultado do concurso foi conhecido na Praça Dom Adauto, Centro da Capital, após as apresentações dos grupos de diversas cidades paraibanas.

A Fazenda Nordestina, coordenada por Cleonaldo, levou para o público o tema “Resgate dos bonecos tradicionais do nordeste” que fez muita gente lembrar as brincadeiras com bonecas de pano, babau e mamulengo.

A equipe voltou para casa com o terceiro lugar e troféus de destaque para o casal de noivos, melhor coreografia e melhor casamento matuto e vai ainda disputar, juntamente com outras quadrilhas, o Concurso Regional das Entidades da Liga das Quadrilhas na cidade de Santa Rita, cuja vencedora vai para a cidade de Fortaleza, Ceará.

A Secretária Adjunta de Cultura de Guarabira, Girlene Fernandes, organizadora da etapa regional realizada na capital do brejo, esteve participando do evento e disse estar feliz com a participação da representante de Guarabira.

De acordo com Girlene Fernandes, sempre que há uma representação de Guarabira para eventos fora do município, a Prefeitura apóia com a liberação de transporte e desta vez não foi diferente. Um ônibus ficou a disposição dos quadrilheiros para que os mesmos pudessem fazer sua apresentação.
A secretária disse ainda que isso demonstra o carinho que a prefeita do município Fátima Paulino tem para com o São João Cultural, ao apoiar estes festivais, a exemplo do Sanfona Fest que acontece no próximo dia 28 no bairro do Nordeste II.
///
De fato nós muito bem representados neste festival. A Fazenda Nordestina que há 11 anos realiza esse trabalho, mostrou que realmente sabe mexer com banecos. Tivemos a grata satisfação de ver bonequeiros lá sendo homenageados a exemplo do mestre Clóvis do babau.
As apresentações de quadrilhas juninas perderam em muito do original alanatú e anarriê. Hoje são as chamadas quadrilhas estilizadas e muitas pecam por execesso de brilho, fazendo seus figurinos parecerem um verdadeiro carnaval. Foi bonito ver a apresentação da Fazenda Nordestina.

A quadrilha Foguerinha, campeã do Festival se apresentou com uma roupa toda artesanal. A inspiração para o tema, Do Litoral ao Sertão, uma Paraíba feita a mão, surgiu após o grupo ter visto o trabalho de um artesão tentando vender seus produtos nas praias da Capital. Pela primeira vez no Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, e terceira colocada no Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana, o grupo também retratou as bonecas de pano da cidade de Esperança.

A Lageiro Seco, segunda colocada no Festival Estadual e segunda colocada no Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, fez uma representação do autêntico forró pé-de-serra, com o tema A festa do São João na roça. A Lageiro Seco é a quadrilha mais antiga do Festival, com 58 anos de fundação.
///

a preparação








Nenhum comentário:

Postar um comentário