terça-feira, 16 de março de 2010

JOSÉ BARBOSA : “ UM ALTRUISTA POR CONVICÇÃO”

Ser altruísta nesse desumano mundo não é missão para qualquer mortal, é necessário pensar diferente e ter plena convicção desse sublime ideal de vida. José Barbosa soube ser em vida um incorrigível altruísta.

Seu modelar viver foi forjado num estilo humanista que o fez nunca valorizar bens materiais em detrimento de verdadeiro valor humano. Existe gente que usa as pessoas para possuir coisas, José ao contrário, amava as pessoas, pois nunca soube coisifica-las.

José Barbosa viveu e sonhou como os grandes idealistas (LUTHER King, Guevara, Gandhi e Cristo) e destes assimilou o sentido de lutar para transformar o mundo. Foi idealista quando em 1975 fundou o Grêmio Cultural de Guarabira, movimento que repercutiu na formação ideológica de nossa juventude, fazendo-a resistir aos ditames impostos pela ditadura militar.

Barbosa, sempre acreditou nos movimentos vanguardistas como elemento propulsor nas mudanças sociais. Lembrando Moisés, José Barbosa serviu de guia aos anseios de uma jovem geração fazendo com que a mesma nunca perdesse o itinerário dos seus sonhos. A glorificação de sua vida foi sempre voltada ao ideal da pura liberdade.

Como educador por opção, deu significativo contributo na melhoria da educação guarabirense como diretor da antiga FAFIG hoje UEPB implantou um trabalho profícuo e inovador com repercussão que perdura até hoje.

José não apenas viveu, mas existiu para fazer o bem a quem o procurasse. Nunca soube pronunciar a palavra NÃO ante o pedido do SIM de seu coração. Foi sem dúvida um grande filho, excelente pai servindo de modelo a sua filha Eduarda, foi um extremoso irmão e um fraterno amigo.

Cada fato tem sua hora e cada hora o seu caminho assim rege os desígnios de Deus. No ultimo sábado 13 de março parou de bater um coração bondoso. Eram seis horas. Hora da suave Ave Maria . momento de reflexão de toda a humanidade. Ele não estava só naquele frio quarto de UTI, pois nesta hora excruciante uma plangente badalada de sinos anunciava a presença de uma legião de anjos que o conduziram sorrindo para o encontro definitivo com Deus onde lá ao seu lado certamente encontrará a verdadeira Paz.

“ Somos imortais para quilo que realizamos”, vaticinou o poeta argentino Jorge Luis Borges, sem dúvidas por suas inúmeras realizações José será eternamente imortalizado entre nós.

Descanse em paz meu irmão!

Vicente Barbosa da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário