quarta-feira, 10 de março de 2010

ENTENDENDO A PSIQUIATRIA E A PSICOLOGIA.


O que elas atendem?


Psiquiatria -

É uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia e os transtornos de ansiedade.
A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico.

Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica, de ordem cultural, e espiritual. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica.

Para uso dos testes devem ser procurados os profissionais específicos autorizados para aplicá-los. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia, principalmente na saúde pública.

A psicoterapia também faz parte do terapêutico do psiquiatra, embora seja bem melhor utilizada por outros profissionais de saúde mental: Psicólogos e Psicanalistas. No entanto, a ferramenta da psicoterapia é sempre útil para as entrevistas diagnósticas e orientações; para praticá-la o psiquiatra deve fazer a formação complementar.

Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.

Psicologia
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Comportamento é a atividade observável dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.

Descrever o comportamento de um indivíduo em primeiro lugar, o desenvolvimento a partir daquilo que foi observado, o psicólogo, procura explicar, esclarecer o comportamento de acordo com as observações e análises de cada caso. Só a partir de então traçará plano terapêutico individualizado (PTI) para cada individuo.

A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação,) e situacionais (influências do meio ambiente, da cultura, dos grupos de que a pessoa faz parte, etc.).

Baseando-se nestas definições, buscamos entender como a aprovação do Ato Médico trará prejuízos consideráveis a população mais carentes do nosso país, haja vista, a classe de maior poder aquisitivo ter seu tratamento de saúde, independente de uma prescrição médica. Temos que ter cuidado!!!!!!!!!!!!!!!! Olhos abertos !!!!!!!!!!!!! Diga não ao ATO MÉDICO
Dra. Penha Pontes - Psicóloga que atende com hora marcada na Fisioclim. Os interesdos podem ligar para (83) 3271-3221. Já foi coordenadora do CAPS II e hoje é Coordenadora de Saúde Mental de Guarabira. No municipio exitem os CAPS II (transtornos mentais) e o CAPS AD (pessoas envolvidas com algum vício - drogas e outras).
Já ajudou a dar cidadania a muitas pessoas que sofriam com estes males e era uma angústia para as famílias. O trabalho na cidade está sendo reconhecido inclusive em outros Estados. A sua próxima meta é conseguir junto com a prefeita Fátima trazer para Guarabira o CAPS I (atende crianças com transtornos mentais).
Desejamos boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário