terça-feira, 3 de maio de 2011

Em Brasília, Veneziano tem audiências nos ministérios para tratar de Porto Seco, Flexconn e São João


O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego está em Brasília, onde desenvolve, nesta terça e quarta (03 e 04) uma extensa agenda de audiências nos ministérios e órgãos da administração federal. O objetivo é dar encaminhamento ao projeto do São João, que já foi apresentado aos órgãos e ministérios, e formular parcerias com o Governo Federal em outras áreas.

A agenda de Veneziano prevê, nesta terça-feira (03) uma audiência com o Ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Na audiência, Veneziano vai defender investimentos na Paraíba, a partir do que ele considera “disparidades intra-regionais”. Ele vai defender a instalação em Campina Grande da unidade da Foxconn – fabricante de componentes eletrônicos, responsável pela montagem dos produtos da americana Apple, a exemplo do Iphone e do Ipad.

“Campina Grande vai entrar na disputa a partir desta exposição que faremos ao ministro Pimentel. A cidade tem a melhor mão de obra de tecnologia, dentre as que disputam a instalação da Foxconn e nós temos, também, um programa de incentivos na Prefeitura que se encaixa na proposta que iremos apresentar”, afirmou o prefeito.

Injustiça - O Senador Vital do Rego (PMDB-PB), que acompanhará Veneziano nas audiências, disse que vai colocar para o Ministro que esta poderá ser uma das formas de o Governo Federal reparar as injustiças que vem cometendo com a Paraíba, nos últimos anos. Segundo ele, os investimentos federais tem sido direcionados para estados vizinhos, enquanto que a Paraíba apenas assiste a tudo.

“No governo do presidente Lula, talvez mais por culpa do Governo do Estado do que do próprio Governo Federal, a Paraíba foi injustiçada. Pernambuco ganhou empresas, uma refinaria em Abreru e Lima; Rio Grande do Norte ganhou um aeroporto intermodal (de carga e de passageiros) em São Gonçalo do Amarante, que será um dos mais modernos do mundo; e a Paraíba ficou apenas assistindo a tudo isso”, disse Vital do Rego

Outro tema a ser exposto por Veneziano ao Ministro Fernando será a implantação do Porto Seco em Campina. Segundo Veneziano, trata-se de um entreposto alfandegário para movimentação de mercadorias e bagagens que necessitam de um despacho aduaneiro, funcionando sob permissão ou concessão do Governo Federal. No Porto Seco, a Receita Federal pode conceder incentivos para facilitar seu funcionamento.
 
São João – Na agenda de Veneziano em Brasília também estão audiências para tratar de patrocínios para o Maior São João do Mundo. Acompanhado do Senador e da deputada federal Nilda Gondim, Veneziano participará de reuniões nos ministérios do Turismo e da Cultura, verificando o andamento das propostas de patrocínio já encaminhadas.

O prefeito campinense também terá audiências no Ministério das Minas e Energia, com o Ministro Edison Lobão, e em empresas estatais e órgãos da administração federal, a exemplo de Eletrobrás, Petrobrás, Correios e Telégrafos, Banco do Brasil, Caixa Econômica, dentre outros. “Em todas estas audiências vamos fortalecer o pedido de Campina Grande em nome do São João, para tentar compensar a ausência lamentável do Governo do Estado, que este ano se negou a participar do São João de Campina”, disse.

O Senador Vital do Rego, por sua vez, afirmou que esteve ontem na Infraero, tratando da questão de patrocínio para o São João. Segundo ele, há boas possibilidades de haver a parceria para o Maior São João do Mundo 2011. “A Infraero está se reestruturando. Tivemos uma conversa muito boa e acredito que dará bons frutos para Campina”, disse.

Codecom / PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário