sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Oposição de Guarabira faz denúncias contra ginásio e PSF; Secretarias dizem que acusações são vagas

Ontem à noite, foi enviado, pela assessoria dos vereadores de oposição de Guarabira, à redação do brejo.com uma nota cujo conteúdo trazia duas denúncias: a falta de médico no Posto de Saúde da Família situado na Rua Desembargador Pedro Bandeira e o abandono do Ginásio de Esporte Wellington Lima, do Centro Educacional Edvardo Toscano. Os vereadores Beto Meireles (PDT), Marcelo Bandeira (PSDB), Jáder Filho (PMDB) e Lula das Molas (PV) fizeram uma visita nestes locais na tarde dessa quarta-feira (23).
Confira a nota na íntegra:
“Os vereadores Beto Meireles (PDT), Marcelo Bandeira (PSDB), Jáder Filho (PMDB) e Lula das Molas (PV), integrantes da bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Guarabira, visitaram nesta quarta-feira (23) prédios públicos, dando sequência à ‘Caravana da Amizade’.
Os parlamentares visitaram o Posto de Saúde da Família localizado na Rua Desembargador Pedro Bandeira e não encontraram médico de plantão. Também foi visitado o ginásio de esportes Wellington Lima, no Centro Educacional Edvardo Toscano. “Infelizmente está faltando médico no PSF há mais de três meses. Fica aqui o apelo de nós vereadores, que nós queremos tão somente o bem de Guarabira, por isso que estamos fazendo esse trabalho pra levar à opinião pública e as autoridades tomem as providências”, disse Jáder.
Por sua vez o vereador Lula das Molas lamentou o estado de abandono de ginásio. “Eu estou aqui apenas para constatar aquilo que tenho falado na Câmara. O mato comendo, não tem energia, não tem porta e a gente fica entristecido com tudo isso”, comentou Lula. Já o vereador Marcelo Bandeira disse esperar que com a pressão feita pelos parlamentares a prefeita faça os devidos reparos no ginásio Wellington Lima.
“O descaso desses primeiros quatro anos da prefeita Fátima pode ser visto aí nesse equipamento de prática esportiva”, falou Bandeira. O vereador cobrou da gestora uma explicação à sociedade para dizer o porquê de o município continuar recebendo integralmente o dinheiro do Ministério da Saúde, quando vários PSF’s estão funcionando precariamente.
O líder da bancada de oposição, Beto Meireles, ficou indignado com o que viu. “Não consigo compreender os motivos do abandono do ginásio, um prédio muito bem construído e está abandonado, o banheiro não existe mais, o mato tomando conta de tudo e a comunidade é quem se prejudica com o abandono desse prédio público”, lamentou Meireles.
Desde que a atual prefeita assumiu os destinos da cidade o ginásio esportivo da escola Edvardo Toscano não funciona no período noturno por falta de iluminação.”
Secretarias rebatem e afirmam que denúncias são vagas
A Redação do brejo.com procurou as Secretarias de Saúde e a de Esporte e Lazer para darem suas versões em relação às denúncias. De acordo com a coordenadora dos PFS’s do município, Ivoneide Cavalcante, o referido PSF citado pelos vereadores dispõe de médicos regularmente. Segundo ela, durante a visita dos parlamentares, ontem à tarde, não havia um médico de plantão porque a doutora Edneide Fernandes, que atente todos os dias no local, teve que se ausentar para acompanhar a cirurgia de seu pai.
“Nossa rede de PFS’s é uma das melhores do Brasil, inclusive já foi até elogiada pelo Ministério da Saúde. Não se pode admitir que um caso isolado, e justificado, seja alvo de denúncias vagas”, disse Ivoneide.
A coordenadora ainda relatou que devido à espera da posse dos concursados quatro PFS’s estão sem médicos no momento, mas, em seguida, afirmou que essa situação será resolvida nos próximos dias, com a devida posse dos recentemente aprovados no concurso promovido pela prefeitura.
Quanto à denúncia de abandono do Ginásio de Esporte Wellington Lima, a subsecratária de Esporte e Lazer, Rosane Almeida, comunicou que o referido centro esportivo será logo reformado. De acordo com ela, a prefeitura já vem desenvolvendo um programa de reformas de ginásios desde o mês de maio, quando foi realizado melhorias no Ginásio de Esportes Antônio Paulino Filho, localizado na comunidade rural de Tananduba. A subsecretária ainda relatou que na última terça-feira (22) foi reformado o Ginásio Esportivo do Colégio Ascendino Toscano, no Bairro Nordeste I.
“Pensando a prática esportiva como um importante meio para o desenvolvimento do município, a prefeita Fátima vem concretizando reformas em ginásios da cidade e da zona rural, além de estar articulando projetos para a construção de novos ginásios no município”, disse Rosane.

Da redação do agoravoce.net/brejo.com

Infelizmente estes vereadores não sabem atravessar a rua em frente a Camara Municipal de Guarabira e procurar o setor de comunicação da PMG. Se assim o fizessem poderiam perguntar diretamente ao setor, quais as ações que estão sendo desenvolvidas. Ficariam sabendo então sobre estas reformas que estão acontecendo. É necessário que estes edis procurem se informar direito e quando fizerem tais denuncias poderem dizer com conhecimento, como está e se há algum direcionamento para resolver o citado problema. Bastava um pequeno click no site para onde enviaram a denúncia e poderiam ler a matéria que fala sobre a entrega das reforma do Ginásio da Escola Ascendino Toscano que aconteceu nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário