quarta-feira, 18 de agosto de 2010

VI FOLCLO'ART


Secretaria de Educação de Guarabira realiza o VI Folclo´Art na próxima sexta-feira na Praça Lima e Moura

Guarabira (Codecom) – Para comemorar o Dia do Folclore a Secretaria Municipal de Educação de Guarabira realiza nesta sexta-feira (20) o VI Folclo´Art, na Praça de Lima e Moura a partir das 14h com diversas atrações.

O Folclo´Art é a cuminância de um processo formativo iniciado em 2005 pela Secretaria de Educação para reconhecer e promover as formas de sentir, pensar e agir do povo guarabirense, colaborando na revitalização do patrimônio cultural e na auto valorização dos grupos sociais das escolas.

A programação do VI Folclo´Art consta de apresentações de trabalhos temáticos sobre mitos e lendas, brinquedos populares, cantigas de roda, artesanato, festa populares, curiosidades, danças folclóricas, plantas medicinais, religiosidade, literatura de cordel e culinária.

O VI Folclo´Art contará com apresentações culturais, a exemplo da peça teatral e sanfoneiros do ProJovem, grupo folclórico do SESC da Paraíba, grupo da melhor idade de Guarabira, grupo folclórico do CAPS e grupos dos Institutos Alpargatas e Camargo Correia.
.;;
No mês de agosto os estabelecimentos de ensino costumam realizar a Semana do Folclore, onde os alunos e professores são estimulados a apresentar e representar as diversas manifestações folclóricas de nossa terra.
Elementos como: Boi-Tatá, Mula Sem Cabeça, Caipora, Saci Pererê, Boto, Curupira, Mãe DÁgua, Mãe-de-Ouro, Pisadeira, Iara, Dança de Roda, cantigas, folguedos, etc, preenchem o imaginário das crianças e até de adultos nesse época. Isso tudo é folclore brasileiro e da melhor qualidade!

Hoje em dias nossas crianças estão muito presa ao computador e a tv e por isto mesmo as brincadeiras e cantigas de roda foram esquecidas. Que bom que pelo menos nesta época podemos reviver tudo isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário