sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O martírio dos desabrigados de Maceió

Um galpão recém-construído em um acampamento que abriga vítimas das enchentes de junho de 2010 desabou na tarde desta quarta-feira (16), em União dos Palmares (AL), a 60 km de Maceió. Uma criança de cinco anos ferida.

Segundo moradores, a criança foi levada para o Hospital São Vicente de Paula, em União dos Palmares, onde foi atendida com várias escoriações. A criança precisou levar pontos na cabeça por conta de um corte, mas recebeu alta no fim da tarde. Além do corte na cabeça, ela também teve ferimentos em um dos dedos da mão e no tornozelo.

O acidente revoltou as cerca de 70 famílias do acampamento, que protestaram fechando a rodovia BR-104 por cerca de uma hora. Os moradores só desocuparam a pista após a chegada da Polícia Militar e de representantes da prefeitura, que marcaram para uma reunião na sede do Ministério Público para discutir a situação dos desabrigados no acampamento. Eles pedem celeridade nas obras de construção das novas casas, que serão doadas pelo governo. Também na manhã quinta, funcionários da empresa responsável iniciaram a reconstrução do local.

Segundo Maria Cileide da Silva, 26, mãe da criança ferida, no momento do desabamento os três filhos dela - de três, cinco e sete anos – estavam brincando no galpão. “Eu ouvi o estalo do caibro de madeira e gritei para eles correrem. Minhas três irmãs que estavam comigo, o vigilante e duas das crianças conseguiram correr. Mas meu filho menor, não conseguiu e as telhas caíram em cima dele. Foi um susto muito grande”, relatou.

Cleide informou que as obras do galpão terminaram na terça-feira (15). “Ficou pronto e as crianças vêem um lugar com vento e fresquinho, correram logo para brincar. Por sorte ouvi o estalo e deu tempo gritar para quem corressem, senão, iriam se machucar muito mais. Um aburdo entregar uma coisa dessa com essa qualidade”, contou a desabrigada, que mora há seis meses no acampamento.

Comissão vai investigar acidente

Em nota oficial, o Serveal (Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas), empresa pública responsável pela obra, lamentou o acidente e informou que o projeto foi executado por uma empresa contratada – sem informar o nome da construtora.

A nota diz ainda que o Serveal instalou uma comissão, formada por três engenheiros, para apurar a responsabilidade e as causas do acidente. O resultado da investigação deve ser divulgado na próxima segunda-feira (21).

“Ronaldo Patriota [diretor do Serveal] ainda visitará o local juntamente com técnicos da empresa. O caso será tratado com total publicidade e transparência e será de conhecimento público um relatório elaborado pela empresa apontado as causas – como já citado – do lamentável acidente”, garante a Serveal.

Calor de 60ºC

Atualmente, 14 municípios de Alagoas têm acampamentos com barracas para desabrigados por conta das enchentes. Em União dos Palmares, onde cerca de 10 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, são três acampamentos.

Em janeiro o UOL Notícias revelou que um estudo Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas apontou que a temperatura dentro das barracas montadas para as vítimas das enchentes chega a alcançar 42°C às 11h, enquanto índice de calor (que leva em conta umidade, ventilação e temperatura) chega a 60°C. “Com esse índice temos insolação e acidentes vascular cerebral iminente”, diz o estudo.

Por conta do incômodo causado pelo calor, o Estado começou a construir uma série de galpões para que eles abrigassem, durante o dia, os desabrigados, amenizando a situação de insalubridade dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário