quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ministro da Saúde vem à PB apresentar Plano Nacional de Combate à Dengue nesta sexta

O ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, vem à Paraíba na próxima sexta-feira (18), fazer o lançamento da Estratégia Nacional de Controle da Dengue que será empregada especialmente nas áreas mais vulneráveis à ocorrência de epidemias da doença em todo o Brasil. A solenidade vai acontecer às 15h30 no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa, único município a ser visitado pelo ministro.

Guarabira está entre os 16 municípios paraibanos que terão prioridade no combate. Também fazem parte da relação: Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conde, Cuité, Itabaiana, João Pessoa, Lucena, Monteiro, Patos, Piancó, Santa Rita e Sousa.

Além de apresentar o Plano Nacional de Combate à Dengue, o ministro assistirá à apresentação da nova campanha institucional da Prefeitura de João Pessoa no combate a doença e também conhecerá as ações da administração estadual voltadas para o enfrentamento do problema. Caberá ao prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, falar em nome dos prefeitos dos 16 municípios paraibanos envolvidos na campanha.

Após o encontro na Estação Cabo Branco, o governador Ricardo Coutinho e o ministro Alexandre Padilha farão uma visita técnica a uma Unidade de Saúde da Família da Capital (ainda a ser definida). A visita tem horário previsto para às 18h.

Mobilização – Segundo informação encaminhada pelo ministro Alexandre Padilha ao governador Ricardo Coutinho por meio de ofício, o Ministério da Saúde elaborou a metodologia para identificação das áreas mais vulneráveis para a ocorrência de epidemias de dengue no Brasil, para a sazonalidade 2010/2011, com base em critérios epidemiológicos (incidência de dengue nos anos epidêmicos e sorotipo de vírus da dengue em circulação), entomológicos (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa), ambientais (cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo) e demográfico (densidade populacional). Com base nesse trabalho, os Estados brasileiros foram agrupados em quatro categorias de risco: baixo, médio, alto e muito alto.

Tendo em vista a complexidade que o controle da dengue representa na atualidade, como também a necessidade de realização de todos os esforços possíveis para a reversão do cenário de risco, o ministro Padilha disse que resolveu incluir o tema na sua agenda de prioridade política.

Ele informou que fará visitas aos Estados considerados prioritários, dentre eles a Paraíba, “com o objetivo de se somar aos esforços que os Estados e os Municípios já vêm desenvolvendo e, fundamentalmente, consolidar o processo de mobilização da sociedade para esse momento de concentração no combate à dengue”.

GUARABIRA
Em Guarabira com a chegada das chuvas no município a Secretaria de Saúde de Guarabira está iniciando os “arrastões” de combate a dengue, e o primeiro acontece na próxima quinta-feira (17) pelo centro da cidade.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Dr. José Carlos Maciel de Carvalho, a Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde já preparou o cronograma de atividades para este ano, que começa esta semana.

“Realizamos trabalhos constantes no município de combate ao mosquito transmissor da dengue, mas com o início das chuvas em Guarabira iremos intensificar com a mobilização pelos bairros e zona rural”, disse o secretário.
A mobilização consiste em visitas domiciliares destruindo os focos de larvas do Aedes Aegypti, coleta de pneus e descartáveis, entrega de folderes orientando a população em palestras educativas e participação em programas de rádio.

Os “arrastões” terão a participação dos Agentes de Combate as Endemias (ACE), supervisores, profissionais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Infra-Estrutura e Atenção Básica, numa parceira para prevenir o aparecimento de casos no município.

Da redação do brejo.com / Com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário