sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cordelista Márcio Bizerril, lança II volume sobre o crack

Crack a droga da morte. Este é o título do cordel que trata do mesmo assunto escrito pelo cordelista Márcio Bizerril.

Na manhã desta sexta-feira (18), o poeta recebeu amigos e curiosos na Praça Lima e Moura onde fez o lançamento do livreto.

Foi bom ver o trabalho de Márcio ser reconhecido. Lá estiveram presentes a imprensa registrando tudo, o artista plástico Clóvis Júnior, representantes de ONGs e conselhos do município, além do major Givaldo sub comandante do 4º BPM e responsável pelo PROERD.


O major levou sua equipe que trabalha com o PROERD para juntos falarem sobre o grave problema que é o crack. Diversas crianças e adolescentes fizeram juntos com os policiais a distribuição do cordel para os motoristas que por ali transitavam. Durante o evento foi servido um café aos presentes.

O volume do cordel sobre o crack foi lançado por Bizerril em 2010 quando desenvolvia um trabalho junto às unidades do projovem adolescente do município.

O crack a droga da morte como o nome mesmo diz, tem levado muita dor para famílias em todo o Brasil e qualquer ação que seja feita para minimizar este problema deve ser aplaudida como esta iniciativa de Bizerril.

Parabéns

O martírio dos desabrigados de Maceió

Um galpão recém-construído em um acampamento que abriga vítimas das enchentes de junho de 2010 desabou na tarde desta quarta-feira (16), em União dos Palmares (AL), a 60 km de Maceió. Uma criança de cinco anos ferida.

Segundo moradores, a criança foi levada para o Hospital São Vicente de Paula, em União dos Palmares, onde foi atendida com várias escoriações. A criança precisou levar pontos na cabeça por conta de um corte, mas recebeu alta no fim da tarde. Além do corte na cabeça, ela também teve ferimentos em um dos dedos da mão e no tornozelo.

O acidente revoltou as cerca de 70 famílias do acampamento, que protestaram fechando a rodovia BR-104 por cerca de uma hora. Os moradores só desocuparam a pista após a chegada da Polícia Militar e de representantes da prefeitura, que marcaram para uma reunião na sede do Ministério Público para discutir a situação dos desabrigados no acampamento. Eles pedem celeridade nas obras de construção das novas casas, que serão doadas pelo governo. Também na manhã quinta, funcionários da empresa responsável iniciaram a reconstrução do local.

Segundo Maria Cileide da Silva, 26, mãe da criança ferida, no momento do desabamento os três filhos dela - de três, cinco e sete anos – estavam brincando no galpão. “Eu ouvi o estalo do caibro de madeira e gritei para eles correrem. Minhas três irmãs que estavam comigo, o vigilante e duas das crianças conseguiram correr. Mas meu filho menor, não conseguiu e as telhas caíram em cima dele. Foi um susto muito grande”, relatou.

Cleide informou que as obras do galpão terminaram na terça-feira (15). “Ficou pronto e as crianças vêem um lugar com vento e fresquinho, correram logo para brincar. Por sorte ouvi o estalo e deu tempo gritar para quem corressem, senão, iriam se machucar muito mais. Um aburdo entregar uma coisa dessa com essa qualidade”, contou a desabrigada, que mora há seis meses no acampamento.

Comissão vai investigar acidente

Em nota oficial, o Serveal (Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas), empresa pública responsável pela obra, lamentou o acidente e informou que o projeto foi executado por uma empresa contratada – sem informar o nome da construtora.

A nota diz ainda que o Serveal instalou uma comissão, formada por três engenheiros, para apurar a responsabilidade e as causas do acidente. O resultado da investigação deve ser divulgado na próxima segunda-feira (21).

“Ronaldo Patriota [diretor do Serveal] ainda visitará o local juntamente com técnicos da empresa. O caso será tratado com total publicidade e transparência e será de conhecimento público um relatório elaborado pela empresa apontado as causas – como já citado – do lamentável acidente”, garante a Serveal.

Calor de 60ºC

Atualmente, 14 municípios de Alagoas têm acampamentos com barracas para desabrigados por conta das enchentes. Em União dos Palmares, onde cerca de 10 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, são três acampamentos.

Em janeiro o UOL Notícias revelou que um estudo Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas apontou que a temperatura dentro das barracas montadas para as vítimas das enchentes chega a alcançar 42°C às 11h, enquanto índice de calor (que leva em conta umidade, ventilação e temperatura) chega a 60°C. “Com esse índice temos insolação e acidentes vascular cerebral iminente”, diz o estudo.

Por conta do incômodo causado pelo calor, o Estado começou a construir uma série de galpões para que eles abrigassem, durante o dia, os desabrigados, amenizando a situação de insalubridade dos moradores.

E o barulho continua...

Pois é gente, por causa da matéria, o professor recebeu um email de Maíra Borges solicitando um direito de resposta no blog sobre a matéria que também trago na íntegra.

DIREITO DE RESPOSTA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA BANDA GAROTA SAFADA, POR DIVULGAÇÃO NESTE BLOG DE ARTIGO DATADO DE 07/02/11, SOB O TÍTULO “PÉSSIMO EXEMPLO”.

resposta Banda Garota Safada

Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2011 10:59
De:
Bom dia,

Venho por meio deste email enviar resposta a este blog em relação ao que foi veiculado sobre a participação da Banda Garota Safada na Festa da Luz, em Guarabira (PB).

Atenciosamente,

Maíra Borges
Assessoria de Imprensa
Banda Garota Safada
fone: 81 8707 1661
msn: mairando@hotmail.com
twitter: @mairando

A banda Garota Safada expressa, através desta nota, sua imensa surpresa e insatisfação em ser citada neste blog como autora de atitudes desprezíveis durante apresentação na Festa da Luz, em Guarabira (PB), no último dia 01 de fevereiro.A Garota Safada realiza shows no Brasil inteiro e nunca foi acusada de ter qualquer tipo de comportamento se não o de cortesia e atenção ao público, imprensa e contratantes. Não fosse essa postura, certamente não gozaria de tamanho nível de aceitação perante a sociedade.

Em Guarabira mesmo, uma pesquisa realizada pelo Portal da Mídia.net elegeu a apresentação da Garota Safada como a melhor da Festa da Luz de 2011. Mesmo com a participação de outros grandes artistas, boa parte do público que prestigiou o evento votou no show da Garota como o melhor da festa. A banda foi a favorita de mais de 40% dos espectadores.Esse resultado é fruto do extremo compromisso e cuidado que Wesley Safadão e banda têm com os fãs na hora de preparar um bom show e de escolher um repertório interessante. Com a imprensa, que é um dos principais instrumentos de divulgação do sucesso de um artista, a atenção é a mesma.

Durante a Festa da Luz, o atendimento aos jornalistas aconteceu antes do show, como sempre é feito em todos os lugares. Os integrantes e a equipe de produção da banda ficaram à disposição uma hora antes da apresentação atendendo sem distinção todos os profissionais de comunicação que os procuraram. Em relação aos comentários veiculados neste blog que relatam um mau comportamento da banda nos camarins do local de show, não é preciso informar que todos da banda Garota Safada zelam pelos aposentos disponibilizados para as apresentações, deixando-os sempre nas mesmas condições agradáveis com que são entregues.

São esses procedimentos que até hoje têm garantido a satisfação de todos ao contratar uma banda que tem o suporte da Luan Promoções e Eventos, empresa com grande credibilidade no mercado e experiência com diversos artistas nacionais e internacionais. “

INVERDADES
Bem o que me chamou a atenção foi a parte em que se refere a imprensa, pois eu estava lá e presenciei o descaso de como a imprensa foi tratada.

E tenho certeza que será este mesmo tratamento que a banda receberá por parte da imprensa do brejo que estava presente ao evento.
Seria bom a Maira ligar para esta mesma imprensa e pedir para tocar uma música.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Haja Barulho

Hoje recebi a visita do professor Martinho Alves e conversamos sobre uma matéria veiculada em seu blog “martinhoalves.blogspot.com”, que fala sobre a participação da banda Garota Safada na festa da luz deste ano em Guarabira.


Vejamos a matéria:

PÉSSIMO EXEMPLO

A Banda Garota Safada, apesar de tão aplaudida pelo público que a assistiu, na Festa da Luz em Guarabira, este ano, não deixou saudade boa alguma na memória dos que lhe receberam, representando a Prefeitura Municipal que a contratou, e de todos os membros da assessoria do evento, graças à sua atitude nefasta e imoral, utilizada quando se retirou do camarim que lhe deu guarida e nada lhe deixou faltar enquanto esteve a ocupá-lo. Os componentes da Banda, tiveram uma atitude deplorável quando urinaram no sofá, no chão e na comida que sobrou – porque era farta –, como se os seus produtores não tivessem recebido o cachê a que (não) fizeram jus (por essa atitude desgraçada), não tivessem sido bem recebidos na cidade e nem sido elegante e educadamente acolhidos no hotel em se fizeram hóspedes.


Na noite do dia 1º, os repórteres e radialistas que fazem a imprensa falada e escrita de Guarabira, aguardavam a tradicional entrevista coletiva que deveria ser dada pelo vocalista Wesley Safadão, falando do momento vivido por ele e Banda, do trabalho feito por esse país afora e do seu futuro. Esse é um procedimento normal na vida de qualquer artista que se preza e valoriza o público que o aplaude e a imprensa que o consagra cada vez mais, pela força da sua credibilidade diante dos ouvintes e leitores. Simplesmente os produtores da Banda anunciaram que o cantor não daria a coletiva programada porque estava recolhido aos seus aposentos, fazendo o aquecimento vocal, para não comprometer uma grande apresentação.

Por ai se entende que a Banda não valoriza ninguém e muito menos respeita os seus fãs. Todos os seus componentes se retiraram ao final da apresentação, como se pessoas educadas, quando já haviam deixado o registro da sua deseducação, no interior do camarim. Ainda bem que só conseguiram sujar a sua própria imagem, e quem assim age não tem imagem, mas sombra.

A Festa da Luz é um dos mais respeitados eventos do Nordeste brasileiro e sempre tem recebido ao longo desses últimos anos, bandas e cantores de renome que têm sido receptivos aos fãs e à imprensa, tratando-os carinhosamente. São os que sabem que a qualquer momento o calor dos aplausos pode lhes faltar, e as vozes dos jornalistas podem se calar, deixando-os na solidão. E são muitos os ex-grandes cantores e dançarinos, por ai afora, que igual à Garota Safada, desprezaram a quem lhes estava afagando e respeitando, e caíram no esquecimento.

Guarabira expressa à atitude deplorável dessa Banda, o seu mais veemente repúdio. Não há a menor possibilidade de silencio, diante desse procedimento inqualificável.

Postado por Martinho Alves de Andrade

Tensão em CG: PMs aquartelados se recusam fazer segurança e SP teme entrar em campo

O delegado Wagner Dorta, que ouviu o policial civil, disse que a situação no campo ficou difícil, principalmente porque os policiais militares que deveriam fazer a guarda, não compareceram. Com os ânimos exaltados, o estádio se transformou num verdadeiro 'caldeirão', no entanto, na opinião dele, o fato envolvendo o policial foi um 'caso isolado'.

Wagner Dorta informou que a arma usada pelo policial foi uma pistola que foi apreendida. O caso, conforme o delegado, será encaminhado para investigação da Delegacia Geral e o policial civil vai responder pelo crime de disparo em via pública.

Quanto ao fato do policial estar armado fora do horário de trabalho, Wagner Dorta explicou que os profissionais têm porte de arma e podem utilizá-la 24 horas por dia.

No filme, que circulou nos principais telejornais do País, o policial aparece disparando a arma e sendo criticado por torcedores assustados. “Despreparado”, diziam em coro.

O policial disse, porém, que a confusão foi iniciada com o disparo de um rojão. Por isso sacou a arma para controlar os torcedores.

Ele, que estava acompanhado por mais dois colegas (também armados), foi liberado depois de prestar o depoimento. E durante as investigações será afastado das funções.

A tensão em Campina Grande começou bem antes do início da partida. Policiais militares aquartelados se recusavam a fazer a segurança do jogo, o que fez o comando da equipe paulista chegar a cogitar não entrar em campo.

O Amigão, aliás, já tinha ganhado as páginas dos jornais do País no início da semana, que destacaram os danos infraestruturais – com vazamentos, gramado esburacado e infiltrações.

Adriana Bezerra

Vergonha nacional: policial que disparou tiros no Amigão diz que tentava ‘apaziguar’ confusão

O policial civil que ganhou as manchetes nacionais ao sacar revólver e atirar para o alto durante partida do Treze contra o São Paulo, disputada ontem à noite no estádio Amigão em Campina Grande, se apresentou espontaneamente na madrugada de hoje (17) na Central de Polícia e explicou que estava tentando apaziguar uma confusão na arquibancada.

Prefeitura de Guarabira repassa mais de R$ 250 mil para o Hospital Regional pelos atendimentos a população

A Prefeitura de Guarabira inicia 2011 repassando mais de R$ 250 mil para o Hospital regional Antônio Paulino Filho pelos serviços de atendimento a população guarabirense.

No mês de janeiro o repasse para o Hospital Regional de Guarabira foi de R$ 254.894,99, referente aos serviços realizados no mês de dezembro, correspondente aos atendimentos ambulatoriais em geral e cirurgias obstétricas.

De acordo com o secretário de Saúde do município de Guarabira, Dr. José Carlos Maciel de Carvalho, a dificuldade encontrada junto ao Hospital Regional refere-se a questão de Raio-X e Mamografia, que não estão sendo realizados.

“Estamos mantendo contato com a direção do Regional para que eles resolvam a situação, não causando prejuízo a população pela falta de atendimento por parte do Hospital”, disse

O secretário informou ainda que com relação as cirurgias eletivas os pacientes são atendidos pela Clínica Santa Clara. A mesma recebeu R$ 20.949,76 da Prefeitura de Guarabira no mês de janeiro.

Na parte de Ortopedia os atendimentos ambulatoriais e cirúrgica são realizados pelo Pronto Socorro de Fraturas, que somente no mês de janeiro recebeu R$ 66.974,62 pelos serviços prestados no mês de dezembro.

A Prefeitura de Guarabira repassa mensalmente mais de R$ 300 mil em recursos destinados aos hospitais e unidades de atendimento em saúde no município. No mês de janeiro o repasse foi de R$ 342.819,37.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ministro da Saúde vem à PB apresentar Plano Nacional de Combate à Dengue nesta sexta

O ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, vem à Paraíba na próxima sexta-feira (18), fazer o lançamento da Estratégia Nacional de Controle da Dengue que será empregada especialmente nas áreas mais vulneráveis à ocorrência de epidemias da doença em todo o Brasil. A solenidade vai acontecer às 15h30 no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa, único município a ser visitado pelo ministro.

Guarabira está entre os 16 municípios paraibanos que terão prioridade no combate. Também fazem parte da relação: Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conde, Cuité, Itabaiana, João Pessoa, Lucena, Monteiro, Patos, Piancó, Santa Rita e Sousa.

Além de apresentar o Plano Nacional de Combate à Dengue, o ministro assistirá à apresentação da nova campanha institucional da Prefeitura de João Pessoa no combate a doença e também conhecerá as ações da administração estadual voltadas para o enfrentamento do problema. Caberá ao prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, falar em nome dos prefeitos dos 16 municípios paraibanos envolvidos na campanha.

Após o encontro na Estação Cabo Branco, o governador Ricardo Coutinho e o ministro Alexandre Padilha farão uma visita técnica a uma Unidade de Saúde da Família da Capital (ainda a ser definida). A visita tem horário previsto para às 18h.

Mobilização – Segundo informação encaminhada pelo ministro Alexandre Padilha ao governador Ricardo Coutinho por meio de ofício, o Ministério da Saúde elaborou a metodologia para identificação das áreas mais vulneráveis para a ocorrência de epidemias de dengue no Brasil, para a sazonalidade 2010/2011, com base em critérios epidemiológicos (incidência de dengue nos anos epidêmicos e sorotipo de vírus da dengue em circulação), entomológicos (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa), ambientais (cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo) e demográfico (densidade populacional). Com base nesse trabalho, os Estados brasileiros foram agrupados em quatro categorias de risco: baixo, médio, alto e muito alto.

Tendo em vista a complexidade que o controle da dengue representa na atualidade, como também a necessidade de realização de todos os esforços possíveis para a reversão do cenário de risco, o ministro Padilha disse que resolveu incluir o tema na sua agenda de prioridade política.

Ele informou que fará visitas aos Estados considerados prioritários, dentre eles a Paraíba, “com o objetivo de se somar aos esforços que os Estados e os Municípios já vêm desenvolvendo e, fundamentalmente, consolidar o processo de mobilização da sociedade para esse momento de concentração no combate à dengue”.

GUARABIRA
Em Guarabira com a chegada das chuvas no município a Secretaria de Saúde de Guarabira está iniciando os “arrastões” de combate a dengue, e o primeiro acontece na próxima quinta-feira (17) pelo centro da cidade.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Dr. José Carlos Maciel de Carvalho, a Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde já preparou o cronograma de atividades para este ano, que começa esta semana.

“Realizamos trabalhos constantes no município de combate ao mosquito transmissor da dengue, mas com o início das chuvas em Guarabira iremos intensificar com a mobilização pelos bairros e zona rural”, disse o secretário.
A mobilização consiste em visitas domiciliares destruindo os focos de larvas do Aedes Aegypti, coleta de pneus e descartáveis, entrega de folderes orientando a população em palestras educativas e participação em programas de rádio.

Os “arrastões” terão a participação dos Agentes de Combate as Endemias (ACE), supervisores, profissionais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Infra-Estrutura e Atenção Básica, numa parceira para prevenir o aparecimento de casos no município.

Da redação do brejo.com / Com Assessoria

Proposta obriga emissoras a avisar sobre cenas de sexo e violência

O Projeto de Lei 7876/10, do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), obriga emissoras de televisão a exibir, junto com a classificação etária de cada programa, uma frase informando se o programa contém imagens de sexo, violência, nudez, uso ou tráfico de drogas.

Pela proposta, se não houver nenhuma cena desse tipo, as emissoras devem veicular a legenda "sem restrições". O deputado afirma que essa informação facilitará a decisão dos pais de autorizar ou não os filhos a assistir ao programa.

A portaria 264/07, do Ministério da Justiça, que regulamenta a classificação indicativa, exige a divulgação apenas da faixa etária recomendada para o programa. "Muitas vezes, um programa pode não ser recomendado para menores de 14, mas não indica o porquê", aponta o deputado.

Tramitação

Em regime de prioridadeNa Câmara, as proposições são analisadas de acordo com o tipo de tramitação, na seguinte ordem: urgência, prioridade e ordinária. Tramitam em regime de prioridade os projetos apresentados pelo Executivo, pelo Judiciário, pelo Ministério Público, pela Mesa, por comissão, pelo Senado e pelos cidadãos. Também tramitam com prioridade os projetos de lei que regulamentem dispositivo constitucional e as eleições, e o projetos que alterem o regimento interno da Casa., a proposta tramita em conjuntoTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais. com o PL 5269/01, que exige a veiculação de mensagens educativas para crianças nos programas de rádio e TV. Os textos serão analisados nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, serão votados pelo Plenário.

Pauta da sessão 17 de fevereiro de 2011

Para você que acompanha o trabalho dos vereadores. Veja o que será discutido nesta quinta-feira

Requerimentos

BETO MEIRELES
• Requer que seja convidado para a sessão do dia 22/02/2011 a atual Diretória do Hospital Regional de Guarabira para prestar esclarecimentos da real situação daquela Unidade Hospitalar;
• Requer a Secretaria de Saneamento, Urbanização e Meio Ambiente que realize um mutirão para acabar com acumulo de Lixo nos bairros: Nordeste, Novo e Esplanada;
• Requer a Prefeita do Município a realização de uma CAMPANHA INSTITUCIONAL EDUCATIVA SOBRE O MEIO AMBIENTE, objetivando a conscientização da sociedade para os perigos advindos do tratamento inadequado no manuseio do lixo.

FRANCISCO EDNALDO DE SOUZA LEITE
• Requer a Prefeita a aquisição de cortadores de grama para a secretaria de meio ambiente;
• Requer ao Governo do Estado a recuperação da escola estadual John Kennedy;
• Requer ao Governo do Estado a recuperação da escola estadual Antonio Benvindo.

GERSON CÂNDIDO DE FARIAS

• Requer a Prefeita a ampliação do posto de saúde Osvaldo Azevedo, no bairro do Nordeste;
• Requer a Prefeita firmar parceria com a Presidente Dilma Roussef para construção de um IFET no município de Guarabira;
• Requer a Prefeita a construção de uma via auxiliar para pedestre começando no loteamento Alto da Lua até o conjunto Osmar de Aquino, instalando bancos de praça e iluminação pública.

JÁDER SOARES PIMENTEL FILHO

• Requer ao Secretário de Saneamento, Urbanismo e Meio Ambiente a realização de um mutirão de limpeza no Conjunto Clovis Bezerra;
• Requer ao Governo do Estado a construção e implantação de uma casa de apoio da AACD, no município de Guarabira;
• Requer ao Governo Estado a construção de um hospital de combate ao câncer, no município de Guarabira.

JOSÉ ANTONIO DE LIMA
• Requer a Reitora da UEPB o recapeamento asfaltico da área interna de acesso ao Campus III – Centro de Humanidades;
• Requer ao Deputado Raniery Paulino apoio político junto a Reitora da UEPB visando o recapeamento asfaltico da área interna de acesso ao Campus III – Centro de Humanidades;
• Requer a Deputada Léa Toscano apoio político junto a Reitora da UEPB visando o recapeamento asfaltico da área interna de acesso ao Campus III – Centro de Humanidades.

LUIZ MARTINS DE LIMA
• Requer a reforma do campo de futebol o “Cordeirão”;
• Requer a Secretaria de Saneamento, Urbanismo e Meio Ambiente a realização de um mutirão de limpeza no conjunto Mutirão;
• Requer a Prefeita a construção do calçamento da rua Pedro Clementino de Souza no conjunto Mutirão.

MARCELO BANDEIRA FERRAZ
• Requer a Prefeita a ampliação da frota de coleta de metralhas (entulhos);
• Requer ao Governo do Estado a criação de um posto de distribuição de leite e fubá nos sítios Quati e Mata Limpa.

MURÍLIO DA SILVA NUNES
• Requer ao Governador do Estado o recapeamento da Rodovia PB 073, ligando Guarabira a Araçagi;
• Requer aos Deputados Raniery Paulino e Léa Toscano apoio político visando o recapeamento da Rodovia PB 073, ligando Guarabira a Araçagi;
• Requer ao Sec. de Infra-estrutura do Estado o recapeamento da Rodovia PB 073, ligando Guarabira a Araçagi.

OTONIEL BEZERRA BATISTA FILHO
• Requer a Prefeita o recapeamento asfaltico da estrada que dá acesso ao Distrito de Cachoeira dos Guedes;
• Requer a Prefeita a reposição da iluminação e das iluminarias do distrito de Cachoeira dos Guedes;
• Voto de Aplausos com o Empresário Guilherme da musical.

Projetos
Discussão e votação do Parecer das Comissões de Redação e Justiça ao Projeto de Lei Nº 01/2011, de autoria da Mesa Diretora, Dispõe sobre o vencimento básico do servidor da Câmara Municipal e dá outras providências.

Discussão e votação do Parecer das Comissões de Redação e Justiça ao Projeto de Lei Nº 02/2011, de autoria da Mesa Diretora, que transforma a Medida Provisória, que Dispõe sobre a alteração dos vencimentos do quadro de cargos permanentes de carreiras, cargos comissionados, gratificação de gestor escolar e gestor adjunto, constantes da Lei 883/10, em Lei Ordinária.

Discussão e votação do Parecer das Comissões de Redação e Justiça ao Projeto de Lei Nº 01/2011, de autoria do Poder Executivo, Autoriza o parcelamento de créditos administrativos e decorrentes de ações judiciais, não tributários, devidos a Fazenda Municipal e determina outras providências.

Votação do mínimo testa unidade da base do novo governo


A unidade da base do novo governo será testada nesta quarta-feira durante a votação do salário mínimo, prevista para as 13h40 na Câmara dos Deputados.


O projeto de lei 382/11, do Executivo, fixa o salário mínimo em R$ 545. A proposta é a formalização de regras já adotadas desde 2007, quando foi firmado um pacto informal entre governo e centrais sindicais, pelo qual o reajuste obedece à inflação mais a variação do PIB de dois anos antes.
 
A maioria dos líderes da base diz estar fechado com o valor defendido pelo governo, de R$ 545. Há forte pressão das centrais, no entanto, por R$ 560. O PSDB quer R$ 600.

O texto encaminhado pelo Executivo conta com uma manobra para "furar a fila" de MPs (medidas provisórias) que trancam a pauta da Câmara.


Para isso foi inserido um artigo, sem qualquer relação com o salário mínimo, que "disciplina a representação fiscal para fins penais nos casos em que houve parcelamento de crédito tributário".

Por se tratar de matéria tributária, o projeto ganha prioridade sobre as medidas provisórias. Não deve haver divergências com relação a esses pontos.

Ontem, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que o descumprimento do acordo que prevê o reajuste do mínimo para R$ 545 pode sinalizar que novos acordos serão descumpridos e que haverá um descontrole nas despesas do governo.

Durante reunião da comissão geral da Câmera dos Deputados para discutir o aumento do mínimo, o ministro afirmou que o reajuste acima desse patamar pode levar a um aumento de um conjunto de despesas e pressionar a inflação.

"É muito ruim para todos que a gente descumpra o acordo. Significa que outros acordos podem não ser cumpridos", afirmou.

De acordo com as contas do governo, cada real de aumento no salário mínimo tem um impacto nas contas públicas de R$ 300 milhões, o que significa que um salário de R$ 600 levaria a um crescimento das despesas de R$ 16,5 bilhões.

"Não temos condições do ponto de vista fiscal de aumentar a despesa", afirmou.

A proposta do governo é que o reajuste com base na inflação do ano anterior e no PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes seja mantido até 2015.

"É importante a implantação de uma política de longo prazo. O que estamos propondo é a garantia de que o salário mínimo terá uma correção todo ano", afirmou.

O ministro lembrou que, em 2009, mesmo com a queda na arrecadação, o governo manteve o reajuste acordado.

"É justamente no ano de crise que o trabalhador mais precisa do respaldo de um salário maior", completou.

OTIMISMO

Os cálculos dos governistas são otimistas, apostando em 360 votos, dos 513 possíveis, a favor dos R$ 545. A avaliação é que, como as indicações de cargos no governo ainda estão em andamento, ninguém quer "sair da linha" no Congresso.

"Estamos em uma situação confortável, muito melhor do que na semana passada", afirmou o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

O PMDB, por exemplo, chegou a soltar nota em defesa dos R$ 545 no final do dia. No PT, o único a manifestar posição contrária foi o deputado Eudes Xavier (CE).

Em sua exposição, diante de um plenário cheio de representantes das centrais sindicais, o ministro Guido Mantega disse ainda que um valor superior aos R$ 545 pode pressionar a inflação.

O líder do governo confirmou ontem que será editada uma medida provisória para corrigir a tabela do Imposto de Renda. Segundo ele, caso o valor de R$ 545 seja aprovado, a variação será de 4,5%.





Anvisa quer banir venda de emagrecedores no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quer proibir o consumo e venda no Brasil da sibutramina e de outros inibidores de apetite derivados das anfetaminas (anfepramona, fempropox e mazindol). Alguns remédios que contêm sibutramina são Reductil, Plenty, Saciette, Biomag, Vazy, Slenfig, Sibutran e Sigran.

A proposta será discutida em audiência pública em Brasília na próxima quarta-feira, dia 23. Depois disso, a decisão será tomada pela diretoria da agência. A avaliação da Câmara Técnica de Medicamentos da Anvisa é que o risco potencial à saúde desses produtos supera os benefícios.

No caso da sibutramina, a manutenção da perda de peso a longo prazo seria difícil e não compensaria os possíveis danos ao sistema cardiovascular.

Já os anfetamínicos trariam riscos pulmonares e ao sistema nervoso central.

Em nota, a Anvisa informa que os inibidores de apetite que contêm sibutramina e os anorexígenos anfetamínicos já foram banidos em diversos países desenvolvidos por serem considerados medicamentos obsoletos e de elevado risco para o paciente.

"As novas evidências científicas, aliadas aos dados obtidos por meio das ações de vigilância pós-mercado da Anvisa, apontam para a necessidade de retirada dos inibidores de apetite do mercado brasileiro, não havendo justificativa para a permanência desses produtos no país", afirma a nota.

RESTRIÇÕES

O cerco à venda de emagredores com sibutramina começou no ano passado. No final de março de 2010, a A Anvisa endureceu as regras para prescrição e venda da droga. Desde então, o medicamento só pode ser vendido com receita azul (de controle especial) --antes, podia ser comprado com receita branca (de controle simples).

Com isso, a sibutramina deixou de constar da lista de medicamentos de controle comum e passou a ser classificada como droga anorexígena (que atua no sistema nervoso central), junto com outras três: dietilpropiona (anfepramona), femproporex e mazindol.

A restrição de março de 2010 ocorreu depois de a Europa suspender a venda da substância, com base em um estudo que ligou o remédio ao maior risco cardíaco em pessoas propensas.

Na ocasião, a Abbott, fabricante dos medicamentos Meridia e Reductil, que contêm com sibutramina, divulgou nota afirmando que a substância 'apresenta uma relação positiva de risco-benefício quando utillizada adequadamente'.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cauby Peixoto, 80 anos de história

Neste domingo eu estava assistindo ao programa do Gugu em um dos raros momentos que tenho em casa para assistir TV e adorei ver uma matéria sobre os 80 anos de Cauby Peixoto.

Fiquei ao mesmo tempo triste por ver como é o descaso para cantores como Cauby. Muitos da mídia fazem questão de esquecer um dos ícones da música popular brasileira e até eu mesma fiquei surpresa com a carreira deste cantor, isto é claro, em virtude da pouca mídia sobre o mesmo.

Nossa o cara é o “cara” e é tão pouco valorizado. No mesmo programa uma polêmica. Uns baianos estavam lá brigando pela autoria da música do momento “minha mulher não manda em mim”. Pense numa diferença, num extremo de assuntos e de bom gosto...

Infelizmente é isso que vemos no dia-adia. Músicas e artistas descartáveis, aparecem com um sucesso e depois somem tão rápido como apareceram. E esta lista de descartáveis é imensaaaaa. As bandas de forró metalizado ou universitário (não sei bem o porquê deste nome) são tão iguais que dificilmente você consegue distinguir uma da outra.

Sempre que ouço uma música na rádio pergunto, que banda é essa? São todas iguais e infelizmente é o lixo musical a que somos submetidos. Lembro de uma pessoa que dizia “vou desligar esse rádio, pois meu ouvido não é penico”. É meu amigo...

Lembrando disto, lembrei de um fato que aconteceu em Guarabira recentemente durante a Festa da Luz. A Banda Garota Safada, contratada pela prefeitura de Guarabira, por estar na “mídia”, para animar a festa da Padroeira, deixou para trás uma imagem nada bonita.

A banda emporcalhou o camarim e não pensem que foi só a comida desperdiçada, jogada em todos os cantos, pois jogaram muito mais... uma vergonha e espero que não volte mais a nossa cidade, principalmente depois de terem também deixado a imprensa a esperar e sem satisfação. Uma nojeira mesmo.

Com certeza a mídia que estava cobrindo o evento não tem nada de bom a falar sobre esta Banda.

Mas vamos voltar a falar do que é bom e de bom gosto. O Cauby está aí com seus 80 anos de vida e 60 de carreira levando o que é bom para nossos ouvidos.

Cauby Peixoto, uma das vozes mais aplaudidas da era do rádio, comemora esta quinta-feira 80 anos. Carioca de Niterói, ele nasceu numa família marcada pela música: seu pai tocava violão, sua mãe bandolim, seu tio Romualdo Peixoto era pianista e o primo Ciro Monteiro era cantor e compositor famoso. Assim, seguir a tradição da família foi um caminho natural para ele e seus irmãos, que se tornaram instrumentistas.

Cauby começou a cantar num coral de igreja ainda no colégio e, em 1949, participou de um programa de calouros da Rádio Tupi, quando chamou a atenção pelo timbre de sua voz e ganhou elogios na Revista do Rádio. Lançou seu primeiro disco em 1951 e, no ano seguinte, se mudou para São Paulo, onde começou a se apresentar na boate Oásis, com o seu irmão, e na Rádio Excelsior.

Sua carreira começou a deslanchar em 1954, quando conheceu o empresário Di Veras, que buscava novos talentos para a Rádio Nacional. Famosa, a emissora tinha em seu elenco ídolos como Emilinha Borba e Orlando Silva. Seu lançamento foi preparado aos moldes norte-americanos, com estratégias de publicidade e promoção, o que o fez um ídolo da juventude em pouco tempo. Entre as estratégias, encabeçadas por Di Veras, o cantor passou a usar roupas extravagantes e também teve seus dentes arrancados e substituídos, para "melhorar" a imagem de galã que levava as fãs ao delírio.

O sucesso foi imediato! Ele foi eleito por cinco anos consecutivos o cantor mais popular do país, e sua agenda lotada incluia viagens para os Estados Unidos, onde usava o nome Ron Coby. Era considerado, na época, o Frank Sinatra brasileiro.

Município estuda implantação de uma creche no conjunto Nossa Senhora Aparecida.

Na manhã desta segunda-feira (13/02), o secretário chefe de gabinete Eraldo Luis, esteve reunido com o padre Geraldo Brandsteter da comunidade AMECC, parta juntos estudarem uma parceria para a implantação de uma creche no Conjunto Nossa Senhora Aparecida.

Já existe a Escola Municipal São Rafael que funciona nesta parceria e agora outra faixa etária será beneficiada, tão logo esta creche seja implantada. Está é uma ótima novidade para aqueles moradores que precisam trabalhar e nem sempre tem com quem deixar seus filhos. Parabéns a administração municipal e a AMECC por esta iniciativa.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Quadra da escola de samba X-9 é lacrada em São Paulo

É parece que o carnaval lá pras bandas dp sul do pais não anda bem das pernas. Semana passada aconteceu aquele desastre na cidade do samba no Rio de Janeiro e agora o problema é em São Paulo.

 A quadra da escola de samba X-9 Paulistana, na avenida Luiz Dumont Villares, na zona norte de São Paulo, foi lacrada na manhã desta sexta-feira.

De acordo com a Subprefeitura Vila Maria, a medida foi tomada atendendo uma determinação da Justiça. Não foram divulgados os motivos que levaram à Justiça pedir a lacração.

Segundo a diretoria da escola, o caso não foi divulgado por estar "sob judicie", mas o presidente da X-9, José Manoel Gaspar, disse que a quadra será liberada entre o fim da tarde e o começo da noite.

Ainda de acordo com a X-9, nenhum evento --um ensaio hoje e a festa do 26º aniversário da agremiação amanhã-- foi cancelado.

Humorista Shaolin permanece em estado grave, diz hospital

O humorista Shaolin permanece internado na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Seu estado ainda é grave, informa a assessoria dos hospital.


Francisco Jozenilton Veloso, 39, sofreu um grave acidente de carro no final de janeiro.

No acidente, o comediante capotou o veículo depois de bater contra um caminhão na BR-230, em Campina Grande (135 km de João Pessoa).

Shaolin sofreu "traumatismo cranioencefálico grave" e uma lesão extensa no braço esquerdo e foi transferido para São Paulo para tratamento.

Segundo a assessoria do hospital, ele passa diariamente por uma limpeza de rotina no ferimento do braço, realizada em sala cirúrgica. Não há previsão para que ele deixe a UTI.

Lúcio Mauro Filho desmente morte do pai ao vivo na TV

Por falta de preparo e de informações, repórter entra numa saia justa e mata ator.

O ator Lúcio Mauro Filho, o Tuco de "A Grande Família", passou por um momento constrangedor na quinta-feira (10) em entrevista ao vivo no canal Globo News.
Ele estava no programa para falar sobre a expectativa para a área cultural no governo Dilma.

A repórter que o entrevistava, Sonia Racy, no entanto, se confundiu e disse que o pai do ator, Lúcio Mauro, "não está mais entre nós".

"Bom, graças a Deus o papai está entre nós ainda", respondeu Lúcio Mauro Filho com bom humor.

Em seguida, a repórter se desculpou e disse que o texto lido por ela dava a entender que o pai do ator havia morrido.

Lúcio Mauro, o pai, também é ator e suas mais recentes aparições na TV foram nas novelas "A Favorita", como pai de Dodi, personagem de Murilo Benício, e em "Caminho das Índias", como um diretor de Bollywood. Ele tem 83 anos.
////
Isso acontece quando um profissional vai fazer um trabalho e não procura verificar as informações que está recebendo antes de colocar no ar.

Após 30 anos no poder, ditador Hosni Mubarak renuncia no Egito

Após 18 dias de intensos e violentos protestos que tomaram diversas cidades do Egito, o ditador Hosni Mubarak, 82, renunciou ao poder depois de comandar uma ditadura com mão de ferro durante 30 anos. O anúncio foi feito pelo vice-presidente egípcio, Omar Suleiman, na TV estatal. Em poucos minutos, centenas de milhares estavam em festa e aos gritos na praça Tahrir, epicentro das manifestações de oposição.

Presidente Hosni Mubarak decidiu renunciar como presidente do Egito", disse Suleiman, em um breve anúncio, acrescentando que o poder foi entregue às Forças Armadas.

Segundo Suleiman, a decisão foi tomada diante das "difíceis circunstâncias pelas quais o país passa".

A saída de Mubarak solidifica a crise no mundo árabe, sendo a segunda ditadura a ruir na região em menos de um mês. Ainda no dia 14 de janeiro a Revolução do Jasmim levou o ditador da Tunísia, Zine el Abidine Ben Ali, a abandonar o país, em meio ao movimento que se alastrou para outros países, causando protestos na Mauritânia, Argélia, Jordânia e Iêmen.

Após o anúncio, uma explosão de alegria tomou as ruas do Cairo. Centenas de milhares de egípcios agitaram bandeiras, choraram e se abraçaram em celebração. "O povo derrubou o regime", cantavam em coro.

A renúncia ocorre menos de 24 horas depois de fortes rumores de sua saída imediata do poder. Na noite de quinta-feira, Mubarak discursou à nação e disse que passava parte de seu poder a Suleiman, mas permaneceria até setembro --quando estão previstas eleições presidenciais. O discurso de "fico" causou fúria nos manifestantes que marcharam em direção ao Palácio Presidencial aos gritos para que deixasse o poder.

O ditador Mubarak ascendeu na Força Áérea --principalmente pelo seu desempenho na guerra de Yom Kippur com Israel-- e tornou-se vice-presidente em 1975. Ele assumiu a Presidência quando islamitas mataram a tiros seu antecessor, Anwar Sadat, em um desfile militar em 1981.

Mubarak se beneficiou de artigos da Constituição egípcia que ditam mandatos presidenciais de seis anos com um número de reeleições indefinidas. Além disso, alterações à lei fizeram com que a vitória de candidatos de outro partido que não o seu fosse praticamente impossível.

Sob denúncias de corrupção e em meio a diversas acusações de abusos de autoridade e prisões tornadas possíveis devido ao estado de emergência, em vigor há 30 anos no país, a imagem de Mubarak deteriorou-se ao longo dos anos.

Aliado de Washington na região, o ditador usufruía de boas relações com o Ocidente embora fosse fato conhecido de que seu governo era uma ditadura de mão de ferro.

Mubarak também era bem visto por ter mantido um acordo de paz com Israel, assinado em 1979, país com o qual o Egito travou três guerras.

Nas eleições legislativas de novembro passado, o partido de Mubarak ganhou cerca de 90% dos assentos no Parlamento, que viu a principal oposição islâmica perder todos os seus 88 lugares, garantindo ao partido de Mubarak as decisões do Parlamento e apertando o punho Mubarak no poder.

Mubarak diz que fica no poder até setembro

Hosni Mubarak, há 30 anos no poder, não renunciou e disse que apenas passa parte dos seus poderes ao vice
No esperado pronunciamento desta quinta-feira, o ditador egípcio, Hosni Mubarak, rejeitou a influência de outros países em acontecimentos políticos em seu país, e prometeu fazer uma transição democrática até setembro deste ano. 

Parte de seus poderes foram passados para o vice-presidente Omar Suleiman, mas Mubarak permanece no cargo até as novas eleições.

Mubarak dirigiu-se ao povo egípcio, mas destacou os jovens, que deram início aos protestos no dia 25 de janeiro e compõem a maior parte dos manifestantes.
"Estou falando a vocês, como um símbolo da nova geração do Egito, eu lhes posso contar, antes de qualquer coisa, que o sangue de seus mártires não foi derramado em vão e que vou condenar todos aqueles que cometeram crimes contra vocês", afirmou.
Comentando sobre os quase 300 mortos, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o ditador disse: "posso dizer também a todos os familiares dessas pessoas que tudo o que aconteceu me causou dor".


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Onde estão a ética e o respeito?

Não gosto muito de falar de política (politicagem) neste espaço. Procuro colocar a matéria tal qual a recebi e muitas vezes evito emitir comentários sobre as mesmas.


Mas, amo minha profissão e fico decepcionada com algumas pessoas que tem um diploma debaixo do braço e não utilizam de forma correta.

Meu querido pai me ensinou a respeitar as pessoas independente do que fossem. No nosso pequeno comércio eu ainda pequena, mas lembro bem como ele falava.

“minha filha ta vendo aquela senhora idosa, aquela pessoa pobre ou de melhor situação financeira?, pois é todos devem ser tratados por senhor ou senhora e nunca por você. Demonstre sempre respeito por todos.”

E dizia mais, ta vendo aquele menino de rua “pivete”, se pedir um pão, dê, pois já vi muita gente perder a vida por não dar um pão”. Esses eram os conselhos que meu pai me dava e que procuro segui-los.

Pois bem, falando em respeito, fico realmente decepcionada quando ouço alguns companheiros de “profissão”, que não procuram seguir a ética profissional ensinada em sala de aula.

Outro dia aconteceu a posse dos deputados e lá estava a imprensa. Na hora de um deputado idoso tomar posse, o profissional disse “agora vem a múmia”. Uma total falta de respeito pelo idoso e pela autoridade que ora tomava posse.

Agora vem o melhor. Um dos assessores estava ouvindo e gravou a frase e imediatamente mostrou ao deputado. Procurando saber quem era o “profissional” e qual o meio de comunicação que estava transmitindo a posse, o deputado estranhou de quem se tratava, pois disse estar decepcionado com o dono do citado veiculo de comunicação por quem tinha grande consideração.

O deputado disse que entraria em contato com o mesmo para tomar as devidas providências.

Estou aguardando para saber o resultado.

Especialização em História Cultural no Campus III da Universidade Estadual abre inscrições

A Coordenação da Especialização em História Cultural do Departamento de Geografia e História, do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba, em Guarabira, lançou o Edital 2011 para o Curso de Especialização em História Cultural. Para os interessados, as inscrições já começaram e seguem até o dia 24 de fevereiro, via online, através do endereço http://especializacao.uepb.edu.br/index.php/inscricoes.

O curso oferece 35 vagas, tem carga horária de 360 horas/aula e ocorrerá às quintas e sextas, das 8 às 13h, no Campus III da UEPB, Centro de Humanidades, Coordenação de História, Rodovia PB 075, nº 2001, Bairro de Areia Branca, em Guarabira. A prova escrita, de caráter eliminatório, acontece no dia 03 de março de 2011, das 13 às 18h. A seleção abrangerá ainda análise da proposta de pesquisa, entrevista e análise do currículo.

O objetivo geral dessa Especialização, que seleciona sua segunda turma, é qualificar e capacitar professores e outros profissionais no exercício historiográfico. Alguns objetivos específicos são capacitar professores de História e áreas afins, Artes, Língua Portuguesa e Geografia com atuação no ensino fundamental, médio e superior, possibilitar a consolidação de trabalhos monográficos em torno das temáticas apropriadas pelo campo da história cultural e atualizar os graduados em história e áreas afins quanto ao debate teórico-metodológico do campo da história cultural.

Para mais informações, veja o edital. no site da UEPB