quinta-feira, 29 de julho de 2010

ATENÇÃO VESTIBULANDOS


Gratuito: Começam hoje as inscrições para o Cursinho Pré-Vestibular 2010


Nesta quinta-feira (20), começam as inscrições para o cursinho pré-vestibular promovido pela Secretaria de Educação do Estado. As vagas são destinadas aos alunos da rede pública que estejam cursando o 3º ano do ensino médio ou já tenham concluído.
As inscrições serão encerradas no dia 16 de agosto e só podem ser efetivadas pela internet, através do site http://www.sec.pb.gov.br/.


O material pedagógico a ser utilizado nos estudos serão distribuídos gratuitamente pela Secretaria Estadual da Educação, através da Gerência Regional de Ensino.


O Cursinho será ministrado no prazo de 12 semanas, de 21 de agosto a 20 de novembro (Com carga horária total de 120 horas/aulas). As aulas acontecerão aos sábados, nos turnos manhã e tarde, nas Escolas Estaduais Prof. José Soares de Carvalho (Colégio Estadual, próximo ao Terminal Rodoviário “Antonio Gentil de Amorim”) e Mons. Emiliano de Cristo, no bairro do Nordeste, em Guarabira.


Professores especialistas trabalharão disciplinas das três áreas do conhecimento:
– Linguagem, Códigos e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias e
– Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Simone Bezerrill/ Com o blog de Martinho Alves

terça-feira, 27 de julho de 2010

ANJOS DO SOL



Recentemente assisti o filme Anjos do Sol por mera curiosidade e confesso que até hoje tenho muito viva as lembranças daquele filme. Infelizmente alí está retratatada uma triste realizade que envolve nossas crianças em situações tão indignas que voce nem pode imaginar.


Hoje recebi este email de Penha Pontes onde fala sobre esta triste realidade em nosso Estado e trago pra voces na íntegra.


*Flávia Fernando Lima Silva

“Uma a cada três vítimas de homicídios na Paraíba é criança ou adolescente. De 2000 a 2009, 38,8% do total de mortes no Estado atingiram o público de zero a 18 anos, ou seja, das 2479 vítimas, 963 eram menor de idade. Os dados da Secretaria de Saúde do Estado ainda revelam um aumento de 105,7% do número de crianças e adolescentes, que de 2000 a 2009, subiram de 70 para 144 mortes anuais. Segundo a Pesquisa ‘Mapa da Violência 2010’, divulgada em 30 de março deste ano em São Paulo, a Paraíba saiu da 17º (1997) para a 11º (2007) colocação no ranking dos estados onde mais crianças e adolescentes morrem vítimas de homicídio...

De acordo com o Mapa, João Pessoa é a oitava capital onde mais pessoas entre zero e 19 anos morrem por conta desse tipo de violência. De acordo com o estudo, é a partir dos 12 anos que inicia o “crescente espiral da violência”. Mas não são apenas os números de homicídios que crescem. Segundo apuração do CREAS (Centro de Referencia Especializada em Assistência Social), somente em 2009, 87,5% dos casos de violência registrados em todo o Estado da Paraíba foram com crianças e adolescentes. No total, foram 4024 vítimas de zero a 18 anos negligenciadas, violadas psicologicamente, violentadas, exploradas e abusadas sexualmente.”

O longo excerto jornalístico acima foi transcrito duma notícia de jornal de João Pessoa, de abril deste ano. A matéria foi escrita após a divulgação do “Mapa da Violência de 2010”. Não lembro se houve repercussão entre os poderes públicos em nosso estado, ou mesmo na própria sociedade civil. Os jornais todos os dias, escritos e televisionados, registram estas mortes. Para a maior parte da população são apenas números.


Chama a atenção o modo como grosso modo estes assassinatos são divulgados, há um tom freqüentemente sensacionalista e a um só tempo de banalização total destas mortes, sobretudo quando se trata de jovens usuários de drogas, que perfazem a grande maioria. É como se houvesse praticamente uma resignação, eu pensei inicialmente em dizer, mas é mais que isso, muitas vezes parece que há um alívio, ou, arriscaria denunciar, um desejo que estas mortes acontecessem.


A maioria dos assassinatos são perpetrados a jovens do sexo masculino, sobretudo negros e usuários de drogas. (A Paraíba inclusive é o estado no Brasil onde mais morrem negros assassinados! ). No Direito Romano Antigo havia uma categoria que traz uma triste analogia com estes meninos mortos – homo sacer. Eram pessoas que não podiam oficialmente ser mortas, mas se o fossem, tudo bem – era uma vida indigna de ser vivida.

Então me permitam me apresentar, meu nome é Flávia Fernando Lima Silva, sou médica psiquiatra, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência. Sou trabalhadora do SUS, militante da luta antimanicomial, trabalho em centros de atenção psicossocial (CAPS) na grande João Pessoa, Paraíba ( num caps infantil e num caps álcool e drogas). Atendo jovens em extrema vulnerabilidade. Muitos com baixa escolaridade, sem terem tido os cuidados parentais mínimos, os seus direitos garantidos, pobres ou muitos pobres, muitos foram ou estão institucionalizados .


Os meninos costumam encontrar no uso abusivo de substancias um modo possível de alívio em vidas tão marcadas pelo sofrimento, os meninos algumas vezes vão se agregando assim, junto ao prazer de estarem juntos e usarem drogas, construindo inclusive identidades em torno disto. Recebo-os encaminhados de outras instituições, jovens em situação de rua, trazidos por parentes, os que tem parentes.

Os jovens são pessoas, são seres humanos – eles tem afetos, eles nos afetam, alguns estão reaprendendo a sonhar. Eles me fazem sonhar/lutar por outro mundo possível. Nos últimos quatro meses, seis dos meus pacientes morreram de morte matada. Eles morrem de tiro e de faca. Quatro tinham menos de 18 anos. Um 18, outro menos de 30 anos. Afora os filhos dos lutos, crianças que perderam seus pais assassinados, que já começam a nos chegar no caps infantil. Além das mães dos jovens mortos. A maior parte destes assassinatos foram anunciados. Os meninos vinham, angustiados, nos pediam ajuda.


Lembro de um dia que passei inteiro no Ministério Público a fim de pedir proteção para um jovem que acabava de completar dezoito anos e estava sendo ameaçado – acabou sendo encaminhado para um hospício, o estado não tinha/não tem nenhum “outro” dispositivo de acolhimento efetivo e proteção a estes jovens! Este menino depois sumiu, tentei contato com a família, estes dias soube – ele acabou sendo assassinado mês passado. Estamos falando de negligencia do estado e da sociedade, estamos falando de banalização de vidas e mortes, de lutos não autorizados por uma sociedade que compactua/deseja estas mortes. Estamos falando de extermínio!

Este texto não se trata de um relatório técnico no sentido estrito do termo, com relação à situação de vulnerabilidade e dos assassinatos dos nossos jovens. Trago aqui a minha experiência, um relato afetivo duma trabalhadora que cuida destes jovens que são mortos, lembrando que a maioria deles sequer chega em um serviço de saúde ou assistência social.


Falo em todos os espaços coletivos que participo da urgência da implementação de sistemas de proteção à vida em nosso estado. Falo mas escuto pouca ressonância! Agora escrevo, escrevo enquanto uma trabalhadora de saúde que cuida destes jovens que tem suas mortes anunciadas e nada é feito para mudar estas realidades.


Por que nosso estado ainda não implementou por exemplo o PPCAAM (Programa de Proteção à criança e ao adolescente ameaçados de morte)??? Este é um Programa da Secretaria Especial de Direitos Humanos, que existe desde 2007. Como poderíamos exigir a sua urgente implementação?? Além claro de outros sistemas de proteção que atenda adultos, que também são vítimas. O que precisamos fazer para que isto seja feito? Logo, urgente!

Finalmente lembro aqui das mães da praça de maio, guerreiras da utopia ativa, que nos ensinam há décadas, que uma vida não pode ser esquecida. Em frente à Casa Rosada em Buenos Aires, há mais de 30 anos, pedem pelos seus filhos desaparecidos. Lembro também de Antígona, que luta até mesmo com a ordem do rei, seu tio, para velar o corpo do seu irmão morto.

Na história contemporânea da Guerra às Drogas em nosso país e especialmente na Paraíba, conclamo aos poderes públicos e a sociedade civil como um todo – protejamos os nossos jovens, não os deixemos morrer assim. A Guerra, claro está, é direcionada às pessoas. Sim, é de pessoas que estamos falando.

* Médica psiquiatra do SUS, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência.

ELEIÇÕES 2010 - IMPUGNAÇÕES DE CANDIDATURAS


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) está analisando as defesas dos pedidos de impugnação dos candidatos tanto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), quanto pelas coligações e partidos. Todos os 98 pré-candidatos que tiveram a candidatura contestada pelo MPE já foram notificados e têm um prazo de sete dias para apresentar as suas defesas.



Conforme levantamento feito pelo Paraíba1 com base nos dados do TRE, do total de 98 pedidos de impugnação, 24 deles foram apresentados por ter contas rejeitadas ou condenação criminal, se enquadrando assim na Lei de Ficha Limpa. A lei também proíbe a candidatura de quem já foi condenado pela Justiça. O tribunal tem até o dia 5 de agosto para julgar todas as ações de impugnação.


Veja os nomes dos candidatos impugnados pelo MPE com base na 'Ficha Limpa'


1-Abmael de Sousa Lacerda

2- Amaro Saturnino

3- Arnaldo Monteiro Costa

4- Ataídes Mendes Pedrosa

5- Carlos Alberto Batinga Chaves

6- Carlos Antônio Araújo de Oliveira

7- Cássio Rodrigues da Cunha Lima

8- Dinaldo Medeiros Wanderley

9- Francisco Edilson da Silva Ribeiro

10 - Jacó Maciel

11- Jáder Soares Pimentel

12- João Fernandes da Silva

13- José Belo.da Costa Filho

14- José Carlos de Souza

15- Ivaldo Medeiros de Moraes

16- Leomar Benício Maia

17- Márcio Roberto da Silva

18- Marco Aurélio Martins Paiva

19- Mary Regina dos Santos Costa

20- Monaci Marques Dantas

21- Osvaldo Venâncio dos Santos Filho

22- Reginaldo Pereira da Costa

23- Salomão Benevides Gadelha

24- João Estrela

segunda-feira, 26 de julho de 2010

PREFEITURA DE GUARABIRA INICIA PAGAMENTO DE JULHO


Teve início nesta segunda-feira (26), o pagamento dos servidores públicos municipais de Guarabira. A Secretaria de Administração através do Setor de Recursos Humanos da Prefeitura tem mantido o compromisso da Prefeita Fátima Paulino de pagar o funcionario dentro do mês trabalhado.

Nesta segunda-feira (26), recebem os servidores lotados nas seguintes Secretarias: Agricultura, Administração e Recursos Humanos, Finanças, Procuradoria Jurídica, Infra-Estrutura, Gabinete da Prefeita e do Vice-Prefeito, Indústria e Comércio, Planejamento e Coordenação Geral e Aposentados e Pensionistas.

Já na terça-feira, dia 27, acontece o pagamento dos servidores lotados nas Secretarias: da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente, Saúde, Urbanização, Meio Ambiente e Saneamento (Sumasa), Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e Agentes da Dengue.

Na quarta-feira, dia 28, a Prefeitura conclui pagando aos servidores das Secretarias da Educação, Cultura e Turismo e Esportes e Lazer.

Para os servidores lotados nas secretarias de Educação e Saúde, o pagamento é facilitado devido à existência de caixa eletrônico do Banco Real em cada uma, atendendo aos funcionários das mesmas.

agoravoce/codecom

FEIRA DO ACARI



Quando criança morei no bairro do Nordeste II, todos os dias quando vinha para o centro da cidade, passava pelo velho açude. Me lembro que muitas vezes chovia muito e transbordava. Era um Deus nos acuda para as pessoas que moravam próximas.
Com o passar do tempo o açude foi esvaziando... secando... e... morreu... acabou. Passou muito tempo assim. Depois foi transformado em Praça e em seguida recebeu a Feira.




Era o ano de 1990 e tinha como administrador Roberto Paulino. Manoel Viana (popular Manoel Batata), também morador daquele bairro, criou a feira e a Praça do Encontro, situada no Nordeste II aos domingos transforma-se em uma das feiras mais procuradas da região. Lá na feira do Acari, é possível encontrar frutas, hortaliças, verduras, raizes, carnes e até confecções.





De acordo com o Secretário de Indústria e Comércio Marcos Fernandes, é comum encontrar pessoas vindas de outros municípios para comercializar e comprar produtos. Pensando numa melhoria para os feirantes, a atual administração está substituindo os antigos bancos por outros mais modernos e fáceis de transportar.

A intenção é substituir todos os 110 bancos dos feirantes cadastrados juntos a SEINCOM. Sessenta bancos já foram entregues e Marcos disse que em breve outros chegarão aos seus respectivos donos.


Ainda de acordo com o secretário, é objetivo da secretaria, transformar a Feira do Acari em feira modelo a ser implantado em outros bairros da capital do brejo. Quem ganha com isto é a população que terá em seu bairro mais um local para fazer suas feiras.





A TODOS BOA SEMANA

Recebi um email de minha querida amiga Greice Targino e como achei bonito o texto resolvi reproduzir para voces.
"Conselhos para um amor, um amigo..."
Quando não entendo, silêncio...
Compreendo que muitas vezes o silêncio quer dizer: Eu te amo, eu me entrego ou pode significar também: Eu não sei o que fazer...
Mas, o silêncio pode ser também a indiferença, orgulho, ego ou a distância... Se pudesse te dar algo, te daria este conselho: Não se distancie ao ponto de te deixarem ir.
O Silêncio pode ser compreendido como desprezo e o outro, tem que saber deixar ir, mas também tem que saber ir. Compreendi que muitas vezes, o silêncio não passa de sombras do outro, sombras do passado, não vale a pena ficar perdido nas brumas de outro perdido...
E se o perdido um dia se encontrar, perdoe, e aceite, se puder! Ás vezes, a segunda chance é melhor do que a primeira vez... Muito melhor!!!
Mas alguém deve dar o primeiro passo, e geralmente é quem feriu mais... Aprendi que o caminho da reconquista é o mais difícil, pois, devemos ultrapassar o vale das lembranças.
Compreendi também que por mais difícil que seja, por mais esperança que tenhamos, devemos deixar o outro ir. Quando ví que em ti haviam sombras, ví que lá fora, o sol brilha e sempre me chama.
Desejo que ele te chame também.

quinta-feira, 22 de julho de 2010


Lei Geral pode formalizar 10 mil negócios no Brejo

Nesta sexta, prefeitos de 21 municípios participam de encontro para discutir implantação de Lei geral e ações de estímulo aos pequenos negócios
Fernando Ivo
Os pequenos negócios na liderança do desenvolvimento. Este é o tema do encontro que reúne prefeitos, secretários municipais e vereadores nesta sexta-feira, dia 23 de julho, às 9h, na Maison de Mel, em Guarabira. Na pauta das discussões, a adoção de medidas que estimulem o surgimento, crescimento e manutenção dos pequenos negócios. Entre eles, a implantação da Lei Geral Municipal que prevê tratamento diferenciado nas compras governamentais e simplificação de abertura e fechamento de empresas.


Levantamento realizado pela Target empresa de pesquisa demonstra que existem 3.280 empresas nos 21 municípios do Brejo e microrregião de Guarabira. Destas, quase 60% estão no comércio. Em alguns municípios o número de empreendimentos é de 21 empresas, enquanto em outras cidades este número supera 1,2 mil estabelecimentos.


O estudo aponta que um número ainda maior de empreendimentos atuam na informalidade, ou seja, sem direito a benefícios como aposentadoria, auxílio doença ou mesmo salário maternidade. Segundo a pesquisa, 9.840 empresas informais estariam sem contribuir com impostos ou receber assistência do Governo Federal. Número este que, segundo o Sebrae, poderá ser transformado com a adoção de políticas de incentivo às micro e pequenas empresas.


Segundo o gerente da agência do Sebrae no Brejo, José Marcílio, o encontro de prefeitos permitirá aos participantes conhecerem experiências exitosas em outras regiões, possibilitando a interação entre os poderes legislativo, executivo, municipal e a iniciativa privada possibilitando o desenvolvimento do Agreste e Brejo paraibano.


No encontro dos prefeitos, em Guarabira, o tema do evento “Os pequenos negócios na liderança do desenvolvimento” será exposto por João de Paula, do Sebrae Nacional, que apresentará práticas focadas no desenvolvimento municipal. O presidente da Associação dos Municípios do Cariri Paraibano, Luiz Carlos Lira, conduzirá a palestra “Criação de ambiente Favorável para as Micro e Pequenas Empresas”.


O encontro é realizado pelo Sebrae e tem o apoio da Federação dos Municípios Paraibanos – Famup e terá a presença de lideranças das cidades de Alagoa Grande, Alagoinha, Araçagi, Areia, Bananeiras, Belém, Borborema,Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mari, Mulungu, Pilões, Piloezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Serraria e Sertaozinho.


Regulamentação municipal ainda é desafio
Depois de quase quatro anos de Lei Geral aprovada no Congresso Nacional, na Paraíba apenas 28 municípios dos 223 aprovaram a lei e mais 12 estão com projetos em tramitação nas Câmaras Municipais. Como é uma Lei federal que exige aprovação e ajustes municipais, a atuação dos gestores é imprescindível.


Para os municípios que aprovarem a Lei Geral estão assegurados direitos para as MPE como exclusividade de compras para licitações com valor de até R$ 80 mil e que 20% dos recursos ligados à inovação e tecnologia sejam destinados para esse setor. Outro aspecto que a LG contempla é a desburocratização com a diminuição de pedidos de documentos, exigências e obrigações de quem deseja ter ou tem um negocio próprio. Por meio da Lei é possível integrar e compatibilizar procedimentos legais de diversos órgãos, diminuindo a burocracia e o tempo de registro.


Programação do encontro de prefeitos
08h00 – Credenciamento e café da manhã
09h00 – Solenidade de abertura
09h50 – Apresentação do Vídeo – “Cidade do Futuro”
10h00 – Palestra: “Os pequenos negócios na liderança do desenvolvimento”
Palestrante: João de Paula – Sebrae Nacional
10h50 – Depoimento: Experiência Empreendedora
Marta Ramalho – Prefeita de Bananeiras
João Clemente Neto – Prefeito de Sapé
11h30 – Palestra: “Criação do Ambiente Favorável para as MPE – Lei Geral
Palestrante: Luiz Carlos Lira – Associação dos Municípios do Cariri
12h00 – Debates
12h40 – Encaminhamentos
ü Apresentação do cronograma de oficinas
ü Criação do comitê gestor da região
ü Agendamento da primeira reunião do comitê gestor
13h00 – Almoço



Atenciosamente,

José Marcilio de Sousa Santos
Gerente Regional - Guarabira PB
Sebrae - Serviço de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas da Paraíba
Praça Dr. Lima e Moura, 63 - Centro
58200-000 - Gurabira PB - Brasil

Telefax: 0055 0XX 83 3271 4142
marcilio@sebraepb.com.br

terça-feira, 20 de julho de 2010

MISSA DE SÉTIMO DIA

Sebastião Paiva (esposo), Luis Flávio, Ana Gláucia, Cláudio Sérgio, Mauro César, Marcelo Fábio e Rodrigo Márcio, noras, genro, netos e demais familiares convidam demais familiares e amigos para a missa de sétimo dia que mandam celebrar em memória de sua inesquecível, esposa, mãe e avó, Maria da Piedade Medeiros Paiva, que se realizará nesta quarta-feira, dia 21/07 às 19:00h na Catedral de Nossa Senhora da Luz.
A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e caridade cristã.

Noticiamos o convite missa de sétimo dia de Maria da Piedade Medeiros Paiva.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Candidatos vão as igrejas

Campanha religiosa: Maranhão e Ricardo participam de tudo o que é programação cristã e citam Deus em discursos e jingles


O Blog não quer, nem de longe, dizer se Ricardo Coutinho é ou não ateu. Se isso é verdade ou produto de boato e coisas do tipo. Até porque ele próprio, em entrevista, já disse que isso foi inventado pelos seus opositores. Tanto que iniciou sua campanha participando de uma missa e, na última sexta-feira (16), participou de um Culto Evangélico na Igreja Assembléia de Deus, em João Pessoa, em homenagem ao aniversário do Pastor José Carlos de Lima.
Mas José Maranhão – quem sabe, até, orientado pelos marqueteiros de sua campanha – resolveu reforçar a tese cristã em sua campanha e começou citando Deus em tudo. A arrancada, mesmo, foi numa missa em Araruna, sua terra natal – o que, aliás, é tradicional em suas campanhas políticas.

Foi onde o fotógrafo Mano de Carvalho clicou essa maravilha da fotografia profissional: o governador sendo abençoado pelo pároco local, vendo-se, ao fundo, a igreja tomada de gente reforçando as palavras do padre.

Depois, participou, também, do culto em homenagem ao Pastor José Carlos de Lima e levou, consigo, os candidatos ao Senado Vitalzinho e Wilson Santiago, diferente de Ricardo Coutinho, que foi com assessores.

E quem participou da Caminhada da manhã deste sábado (17) no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, pôde ouvir uma música que, apesar de ser da campanha passada, foi exaustivamente executada nos carros de som e mini trios que acompanhavam os participantes. A música começa assim: “Com as bênçãos de Deus..”.

Enquanto isso, Ricardo Coutinho procura, da mesma forma, mostrar-se como cristão. Ele mesmo tem falado de Deus nos discursos e entrevistas, para pôr um fim às especulações de que seria ateu. E, claro, não recusa um só convite para uma programação religiosa – o mesmo ocorrendo com José Maranhão.

Do jeito que vai, teremos, até a eleição, uma campanha com uma presença religiosa recorde, o que não deixa de ser positivo, claro. Que Deus possa abençoar esta campanha, portanto...

Carlos Magno

Voce já ouviu falar naquele ditado que "em politica até boi voa". Pois é, nesta época muitos políticos correm para as igrejas em busca apenas de chamar a atenção para as pessoas que estão alí com o objetivo de orar a Deus. Se procurassem a Deus em outras épocas, com certeza a política teria uma cara diferente... seria no mínimo mais humana.

sábado, 17 de julho de 2010

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR




DEPARTAMENTO DE LETRAS E EDUCAÇÃO

RODOVIA 75 KM 01
CEP: 58200-000 – AREIA BRANCA-GUARABIRA/PB
FONES: (83) 3271-4080 / FONE/FAX: (83) 3271-3322
E-Mail: chuepb@yahoo.com.br

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO N° 02/2010

A Chefia do Departamento de Letras e Educação da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Centro de Humanidades, em Guarabira (PB), no uso de suas atribuições, faz saber a todos, quanto ao presente Edital, que este Departamento fará realizar PROCESSO SELETIVO para preenchimento de 09 (nove) VAGAS, objetivando a contratação da Seleção Simplificada de PROFESSOR SUBSTITUO para o Departamento de Letras e Educação, no Centro de Humanidades, sendo assim definidas:

· Duas (02) vaga para área de conhecimento em INSTRUMENTAÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA: T-40 h/a;
· Uma (01) vaga para área de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: T-40 h/a;
· Uma (01) vaga para LIBRAS: T- 20 h/a;
· Uma (01) vaga para área de conhecimento em LÍNGUA PORTUGUESA: T-40 h/a;
· Quatro (04) vagas para área de conhecimento em LÍNGUA INGLESA E LITERATURA INGLESA: T-40 h/a.
O prazo de validade do referido concurso será de um (01) ano, a contar da homologação dos respectivos resultados, de acordo com as necessidades e/ou conveniências institucionais e com a RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/50/2005.


As inscrições deverão ser feitas no DEPARTAMENTO DE LETRAS E EDUCAÇÃO no Centro de Humanidades (CH) –Rodovia 75, Km 01 – Areia Branca, Guarabira/PB CEP: 58200-000, no período de 19 de julho a 26 de julho de 2010, no horário vespertino (13 h00 às 17h00). As homologações das inscrições serão fornecidas no dia 27 de julho de 2010, a partir das 15h00. Informações pelo telefone (83) 3271-4080, no Departamento /Secretaria da Direção do Centro de Humanidades da UEPB-Guarabira.


Após a verificação da legalidade e aprovação das inscrições, o Processo Seletivo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2010 (quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira), no Departamento de Letras e Educação, Centro de Humanidades, Campus III, Rodovia 75, Km 01- Areia Branca, Guarabira/PB CEP: 58200-000, sempre a partir das 09h00 (nove horas).

DEUS

Razão de Tudo
Deus é a brisa da manhã que toca suavemente o seu rosto, é a força do mar que vai e vem em doce balanço.
Deus é o primeiro raio de sol que aquece seu corpo, é também o último, que traz a noite para o teu descanso.
Deus é a gota de chuva que renova a vida, é o cheiro da terra molhada que se espalha pelo vento. Deus é a calma do crepúsculo, é o mar sem revolta, é o infinito do céu azul que te cobre a cabeça. Deus é misericordiosa planta, que cede seus elementos para a cura das tuas feridas.
Deus é a sabedoria daqueles que se dedicam a ensinar, curar, ouvir, diagnosticar, consolar, dividir.
Deus é a bendita fruta que te alimenta.
Deus não subtrai, soma, multiplica e por amor a todos nós, dividiu seu Filho mais amado com quem não soube reconhecer a sua Luz.
Deus é amor, é vida e justiça, e por tantas coisas que nos oferece, nós agradecemos e pedimos humildemente,que nossa casa, seja digna de receber um pouco da sua Grandiosa Luz, através do seu filho, nosso queridoe amado, Jesus.
Que Ele esteja em sua casa ainda hoje e te dê a vida com abundância, afinal de contas, você é uma das pessoasmais importantes na lista de Deus!
Estamos no Colo de Jesus, e neste colo somos impulsionados a Evangelizar!!!

NOTA DE PESAR -AGI

A AGI – Associação Guarabirense de Imprensa, na pessoa do seu presidente, Gentil Filho, representando os sócios da entidade, vem de público manifestar seus sentimentos de pêsames à família enlutada pelo falecimento da senhora Maria Célia Ferreira, 48 anos, irmã do nosso associado radilalista Germano Ferreira, Diretor de Esportes da nossa associação.

Era ainda, a mesma, esposa do nosso amigo professor Tony, que também é secretário da Câmara Municipal de Guarabira, que presta um serviço relevante para a imprensa local naquela Casa Legislativa.

Toda a Diretoria da AGI solidariza-se com o nossos amigos e demais familiares neste momento de dor, e ao mesmo tempo, pede a Deus que conforte seus corações.

Guarabira, 17 de julho de 2010.

Gentil Barbosa de Almeida FilhoPresidente da AGI

Fica o nosso sentimento de pesar a família de Germano Ferreira, desejando que Deus console toda sua família. Ficamos sabendo do ocorrido quando estavamos participando do velório de Piedade o que nos entristeceu mais ainda. Que Deus a tenha em bom lugar

sexta-feira, 16 de julho de 2010

MUDANÇA DE LOCAL DE SEPULTAMENTO

Atendendo pedido do esposo Bastos, o sepultamento da professora Maria da Piedade Medeiros será realizado no Cemitério Central no mesmo horário.

NOTA DE PESAR - PREFEITURA DE GUARABIRA

A PREFEITA DE GUARABIRA, FÁTIMA PAULINO, CONSTERNADA COM O FALECIMENTO DA GRANDE EDUCADORA MARIA DA PIEDADE MEDEIROS PAIVA, VÊM DE PÚBLICO MANIFESTAR SEUS SENTIMENTOS DE PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA, AO MESMO TEMPO EM QUE PEDE A DEUS QUE CONFORTE SEUS ENTES QUERIDOS, NESSE MOMENTO DE MUITA TRISTEZA E DOR.

GUARABIRA, 16 DE JULHO DE 2010.

FÁTIMA PAULINO – PREFEITA DE GUARABIRA

NOTA DE PESAR




Sentimentos a Família Medeiros
Eu, em nome da minha família, venho por meio desta mensagem expor todo nosso sentimento pela nossa perda recente. Gostaria de encontrar palavras para externar nesse momento a dor que todos nós que conhecemos e convivemos com essa grande mulher, grande amiga estamos sentindo.

Qualquer palavra nesse momento será pequena demais para essa grande perca. Só Deus pode aliviar esse sentimento, espero que seus corações sejam aliviados com a certeza de que Ela estará sempre a vos proteger.
A separação é muito dolorosa, pois, Deus não criou o homem para a morte. O pecado levou o homem a morte, porém, Jesus Cristo veio para nos dar a Sua vida (vida eterna). Cremos que Pia descansa nos braços do Pai e que sua família será consolada pelo Espírito Santo.

Perdemos um grande nome da educação guarabirense, uma mulher de respeito e de grande prestigio. "A esperança cristã é a espera certa da felicidade eterna. Para quem em fé a vida e a morte são dois mistérios que não cabe a nós seres humanos desvendar. Para quem tem fé resta um pedido que Piedade seja mais uma intercessora junto ao Cristo.

Quero que saiba que estamos aqui para ajudá-los no que for possível. Que Deus ilumine e console a vida de vocês!

Mary Evans e toda a família Evangelista

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Maria da Piedade Medeiros Paiva – 1936-2010

Paraibana, esposa, mãe e avó. Mãe exemplar e profissional dedicada que deixa uma enorme lacuna na vida das pessoas que a conheceram. Seis filhos (Luis Flávio, Ana Glaucia, Claudio Sérgio Mauro César, Marcelo Fábio e Rodrigo Márcio) e o esposo Bastos, que receberam dedicação integral em todos os momentos e com quem compartilhamos muita saudade e dor neste momento.

Como pedagoga exerceu o magistério por mais de 35 anos. Atuou em cursos e treinamentos nas áreas de educação e recursos humanos. Teve uma vasta experiência como agente da Pastoral Familiar e uma das fundadoras da Pastoral do Idoso em Guarabira. Ex-diretora de estabelecimento de ensino e ex-diretora da 2ª Região de Ensino. Maria da Piedade foi à fundadora do Externato João XXIII, do qual foi diretora pro vários anos.

Publicou “Casamento, pra que te quero?” onde a partir de diferentes situações vivenciadas por casais, reflete sobre questões do dia-a-dia conjugal que podem originar conflitos como também tornarem-se fonte de riqueza para o casamento. Proferiu muitas palestras sobre esse tema.
Em setembro de 2002 lançou o livro “Bom dia todos os dias”. Neste dia ao ofertar um livro para minha inesquecível mãe ela escreveu o seguinte. “Elvira minha velha amiga, vamos continuar nossos papos nas páginas deste livro. Com carinho Piedade”. Publicou também o livro de portugues Novas Ideias.



Essa pessoa era de fato muito querida por minha mãe que a chamava carinhosamente de “Pia” e pai Bastos. Estou triste por sua partida e feliz por saber e por ter a certeza que ambas agora estão juntas fazendo uma grande festa junto com Júlia e tantas outras amigas queridas ao lado de Maria a quem devotavam tanto amor.


Foi também no livro “Bom dia, todos os dias”que Piedade fez uma dedicatória “ao movimento dos focolares, que me proporcionou a visão de um novo humanismo que comigo compartilharam vivências e reflexões para este livro”. Foi uma grande incentivadora do amor sem limites.


Falar de Piedade é difícil, pois falar de uma pessoa que deu o melhor de si para a família, amigos e a todos que a procurassem. Assim foi Maria da Piedade, que tratava a todos com muita doçura.

NOTA DE FALECIMENTO




Sebastião Paiva (esposo), Luis Flávio, Ana Gláucia, Cláudio Sérgio, Mauro César, Marcelo Fábio e Rodrigo Márcio, noras, genro, netos e demais familiares cumprem o doloroso dever de comunicar o falecimento de sua inesquecível, esposa, mãe e avó, Maria da Piedade Medeiros Paiva, de 74 anos vitima de falência múltipla dos órgãos, ocorrido na tarde desta quinta-feira. O corpo está sendo velado na mortuária São João Batista no bairro da torre.


Ao mesmo comunicam que o corpo virá para Guarabira na manhã desta sexta-feira direto para o seminário São José, onde o corpo será velado. A família enlutada convida a todos para seu sepultamento que ocorrerá as 16 horas no cemitério Bom Jesus.

Chamada de projetos para acesso ao Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens ATORES/Kellogg



O Conselho Juvenil do Projeto ATORES, reunido no município de Guarabira, no mês de junho do ano de 2010, RESOLVE:


1 - lançar e tornar público o PRESENTE EDITAL, de convocação a grupos juvenis, situados nos municípios de Bayeux, Sapé, Guarabira, Araçagi e Pilões, território de atuação do ATORES, para apresentação de propostas de pequenos projetos sociais em conformidade com as disposições do presente EDITAL;


2 - o Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens ATORES/Kellogg é constituído de recursos provenientes da Fundação W.K. Kellogg, instituição parceira do ATORES – Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária, composto pelo Instituto CIDADES; SEDUP; SIMTRICOM; Projeto Beira da Linha e ADS-CUT, tendo como objetivos: promover o desenvolvimento local, sustentável, solidário e endógeno das comunidades e de seus jovens, favorecendo o e empoderamento dos grupos trabalhados e o protagonismo juvenil;


3 - o Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens ATORES/Kellogg apoiará projetos até o valor máximo de R$ 3.000,00 (Três mil reais). Projetos com valores superiores a esse valor serão analisados, mas devem apresentar como pretendem garantir os valores superiores ao apoio recebido pelo Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens ATORES/Kellogg;


4 - o período para apresentação de proposta e negociação dos financiamentos, em sua primeira etapa, será de 16 de julho de 2010 a 31 de agosto de 2010;


5 - as propostas de projetos e pedidos de informações deverão ser encaminhadas por correios ou pessoalmente à sede do SEDUP – Serviço de Educação Popular, situado à Praça Monsenhor Walfredo Leal, 74 – Centro, CEP 58200 000, Guarabira, Paraíba; endereço eletrônico seduppb@uol.com.br e fone (83) 3271 1231 para confirmar recebimento;


6 - outras informações e regras detalhadas sobre acessibilidade, vide o Termo de Referência do Fundo de Apoio a Projetos Juvenis, editado pelo Conselho Juvenil do Projeto ATORES.

Guarabira, 15 de julho de 2010


Se soubermos acolher a vontade de Deus, começaremos a entendê-Lo e a encontrá-lo com mais frequência, ou melhor, a descobrí-lo.
Basta um pouco de fé e as dúvidas desaparecem. Basta acolher cada instante da vida como se apresenta e não procurar respostas que não existem.
Por isso Jesus afirma que se não nos tornarmos crianças, não entraremos no Reino dos Céus. A criança acolhe tudo com simplicidade, sem raciocínios complicados, que procuram respostas onde não existe o que responder. A fé cobre todo saber e o entendimento não falta nunca.
A única resposta para tudo é o amor. E no amor devemos sempre tomar a iniciativa.

" ACATAR A VONTADE DE DEUS COM A SIMPLICIDADE DAS CRIANÇAS "
Abraços,

terça-feira, 13 de julho de 2010

Secretaria de Educação realiza II Encontro Pedagógico




A Secretaria de Educação de Guarabira realizará nesta sexta-feira (16), o II Encontro Pedagógico que contará com a participação dos professores e gestores da rede pública municipal de ensino.
O evento será realizado no Teatro Geraldo Alverga a partir das 7:30h e terá como tema “Educação Unida, conscientiza para a vida e diz não as drogas”.
De acordo com a Secretária de Educação Michelline Paulino, a perspectiva é aprimorar os conhecimentos dos educadores em relação ao uso do crack e outras drogas, possibilitando uma maior compreensão para que se tornem multiplicadores dessa ação conjunta, numa relação escola-comunidade.
Para Michelline essa luta contra as drogas tem sido uma preocupação da Prefeita Fátima Paulino, que com muita sensibilidade tem apoiado as ações relacionadas a este tema.
Este planejamento didático tem como objetivo discutir sobre como prevenir, combater e apresentar formas de tratamento para o uso de drogas.
Programação
7h30 Acolhida;
8h00 – 8h20 Composição da mesa;
· Execução dos Hinos Nacional e de Guarabira;
8h20 – 8h40: Atividade Cultural: Declamação de Cordel (Márcio Bizerril)
8h40 – 10h40: Mesa redonda: Conseqüências do uso indevido das Drogas e formação de rede intersetorial.
· Palestrante: Dr. Charles Jean Lucena de Oliveira – Médico Psiquiatra
· Palestrante: Frederico de Almeida – Coordenador do CAPS – AD
· Palestrante: Penha Pontes – Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Guarabira.
· Coordenação: Cláudia C. de Pontes – Psicóloga
10h40 – 11h: Debate.
11h00: Encerramento

Entendendo a Psiquiatria e a Psicologia: O que elas atendem?

O que trata a psiquiatria? E a psicologia? Muita gente se faz esta pergunta e de fato poucos sabem qual o objetivo destes profissionais. Conversamos com a médica psicóloga Penha Pontes e ela nos explicou qual o objetivo de cada uma destas especialidades.
Psiquiatria - É uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia e os transtornos de ansiedade.

A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica, de ordem cultural, e espiritual. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Para uso dos testes devem ser procurados os profissionais específicos autorizados para aplicá-los. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia, principalmente na saúde pública.

A psicoterapia também faz parte do terapêutico do psiquiatra, embora seja bem melhor utilizada por outros profissionais de saúde mental: Psicólogos e Psicanalistas. No entanto, a ferramenta da psicoterapia é sempre útil para as entrevistas diagnósticas e orientações; para praticá-la o psiquiatra deve fazer a formação complementar. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.

Psicologia - A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Comportamento é a atividade observável dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.

Descrever o comportamento de um indivíduo em primeiro lugar, o desenvolvimento a partir daquilo que foi observado, o psicólogo, procura explicar, esclarecer o comportamento de acordo com as observações e análises de cada caso. Só a partir de então traçará plano terapêutico individualizado (PTI) para cada individuo.

A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação,) e situacionais (influências do meio ambiente, da cultura, dos grupos de que a pessoa faz parte, etc.).

Baseando-se nestas definições, buscamos entender como a aprovação do Ato Médico trará prejuízos consideráveis a população mais carentes do nosso país, haja vista, a classe de maior poder aquisitivo ter seu tratamento de saúde, independente de uma prescrição médica. Temos que ter cuidado!!!!!!!!!!!!!!!! Olhos abertos !!!!!!!!!!!!! Diga não ao ATO MÉDICO

SEBRAE REALIZA CURSOS DE TÉCNICAS DE VENDAS


Faça já sua reserva no curso Técnicas de Vendas no varejo, será uma oportunidade impar de aprender as diversas funções do vendedor; Desenvolver habilidades de prospecção de mercado e busca de clientes; Desenvolver habilidade de levantar necessidades de clientes; Negociação, objeções e fechamento da venda; Organização das ações de pós-venda; Atitudes e comportamentos profissionais adequados de um vendedor.

O curso criará condições para que o participante desenvolva competências para compreender os caminhos e estratégias de vendas, refletir sobre a importância do vendedor para a empresa, para os clientes e para si mesmo, visando atuar de maneira estratégica para promover as vendas de produtos e serviços para obtenção dos melhores resultados em seus negócios.

Contamos com a sua participação no curso Técnicas de Vendas,

A Quem se Destina: Empresários, vendedores internos ou externos, supervisores de vendas e outros profissionais com interesse na área.

Informações Gerais:

Período: 14 a 16 de julho de 2010;
Horário: 18 às 22h
Carga Horária: 12 horas-aula;
Local: Auditório do SEBRAE em Guarabira
Investimento: Uma inscrição: R$ 50,00. A partir de duas inscrições R$ 45,00 por participante. Incluso todo material didático, certificado e coffee break.
"Com um pingo de tinta... consegue-se escrever uma história."
Walter Grando

Faça com que sua história seja lida todos os dias por todos. Que seja um exemplo de vida a ser seguido.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

20 ANOS SEM CAZUZA


Esse cidadão dizia "todos os meus heróis morreram de overdose". E era aplaudido.

É!... DEVERIAM COLOCAR o texto abaixo NUM OUTDOOR LÁ NA PRAÇA CAZUZA, NO LEBLON...

Psicóloga x Cazuza!

Esta mensagem precisa ser retransmitida para todas as FAMÍLIAS!

Uma psicóloga que escreveu, corajosamente algumas verdades.

Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto: 'Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados.. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado. No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.

É esses pais que devemos ter como exemplo?

Ele só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora..

Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não. Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria? Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?

Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor

Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Se preocupem em ser amigos de seus filhos e dar amor para ter a confiança e admiraçao deles e conseguir que eles aceitem o que é dito por vocês, pais!


Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.'


Karla Christine

Psicóloga Clínica


********

Recebo muitos emails todos os dias, mas nem sempre tenho tempo de ler todos no mesmo dia e vou deixando ... mas este pelo título me chamou a atenção e resolvi ver do que se tratava.

Sempre gostei de algumas composições e Cazuza. mas ficava apenas nisso... não parava para analisar a pessoa e nem sempre o conteúdo das letras...


Esse email me chamou a atenção e resolvi assistir ao filme que inclusive já passou na GLOBO. E não é que o email estava certo... se nas letras de Cazuza dizia que seus heróis morreram de overdose... digo hoje que Cazuza NÃO É MAIS meu herói... e passarei também a partir deste dia a analisar o que ouvimos.... é melhor para não decepcionar depois ...
Hoje faz vinte anos de sua morte e quantos jovens ele não incentivou com suas letras e seu modo de viver... totalmente desviado de uma vida saudável e cristã.

terça-feira, 6 de julho de 2010

POLICIA DESCOBRE NOVA DROGA. MAIS LETAL QUE O CRACK


Policia está em alerta para a entrada de nova droga no Piauí. Ela foi descoberta no Acre e já apreendida no Pará.


A Policia Rodoviária Federal (PRF) está em alerta para a possibilidade da entrada de uma nova droga no Estado. Trata-se da "OXI" ou oxidato, uma variante do crack. A droga é mais barata e ainda mais letal que o crack.

No 3 kg da droga, segundo a policia, essa variante do crack teria sido descoberta no Acre na fronteira com a Bolívia


A diferença dela para o crack está na elaboração do produto, em vez de adicionar bicarbonato e amoniaco ao cloridrato da cocaina, os traficantes adicional querosene e cal virgem. A droga tem uma coloração mais amarelada ou mais branca, dependendo da quatidade de querosene a cal usada na prepraração.


Segundo o inspetor Francisco Sobrinho, um levantamento feito pela polícia é mais letal que o crack. " As pesquisas mostram que os usuários vão a óbito em menos de um ano. Isso ocorreu com 30% dos usuários", disse Sobrinho.


O policial disse também que os traficantes fizeram a droga pensando em atingir as praças com menor poder aquisitivo. "Mas a polícia está em alerta e integrada nacionalmente para coibir a entrada do produto no estado. Estamos mapeando os possiveis pontos de entrada e vamos intensificar as fiscalizações, bem como integrados com os demais estados para a troca de informações".


Ainda de acordo com PRF, nos últimos meses foram apreendidos no Piauí pela corporação 10 kg de cocaina, 8,15 kg de crack e 12 kg de maconha. Em termos de Brasil, a situação é ainda mais alarmante. Os dados apontam apreensão de 2.800 kg de cocaina, 406 kg de crack e 29.841 kg de maconha. O que mais assusta as autoridades é grande quantidade de crack e cocaina, o que confirma a preferência do Brasil pelos traficantes de drogas.


E A HOLANDA VAI PARA A FINAL


A Holanda era a favorita indiscutível e se impôs ao Uruguai, como se esperava, na primeira semifinal da Copa de 2010, por 3 a 2, e vai para a sua terceira final. Com um futebol mais pragmático - ofensivo, mas preocupado com a retaguarda - os holandeses repetem o roteiro da Copa de 1974, quando chegaram à final depois de passar pelo Uruguai na primeira fase e pelo Brasil na fase semifinal.

A vitória holandesa assegura o primeiro título da Europa fora de seu continente. Na outra semifinal, Espanha e Alemanha disputam o direito de ser a segunda seleção europeia na decisão.
Bem posicionado na defesa, e com os nervos sob controle, o Uruguai levou um gol no início do primeiro tempo, mas encontrou forças para reagir, empatar e quase virar a partida no segundo tempo. A Celeste, que não chegava tão longe num Mundial desde 1970, fez uma partida equilibrada até os 25 minutos do segundo tempo, quando sofreram um gol irregular.

Num sinal claro do desequilíbrio de forças, antes do início da partida, os fotógrafos posicionados em frente aos holandeses na hora da execução dos hinos nacionais representavam quase o dobro daqueles interessados em fotografar os uruguaios.

Mas quando a bola rolou, o Uruguai mostrou que tinha ambições na partida. Ainda que jogando com três volantes – Perez, Gargano e Arevalo –, a seleção marcava a saída de bola com cinco jogadores no campo da Holanda. Para uma seleção que evita o chutão para frente, como a holandesa, foi uma dificuldade a mais.

A primeira surpresa ocorreu logo aos 4 minutos. Robben recebeu a bola e, no lugar de fazer o de sempre, cortar para a esquerda e chutar ao gol, driblou para a direita, cruzou. Não conseguiu colocar a bola na área, mas Sneijder aproveitou, colocou na área. O goleiro Muslera soltou a bola no pé de Kuyt, que desperdiçou. A segunda surpresa, deu-se 14 minutos depois, quando o lateral-esquerdo Van Bronckhorst acertou um chute magnífico de fora da área, indefensável.

Pouco acionado, e bem marcado, Robben sofreu apenas uma falta no primeiro tempo (contra o Brasil, foram quatro), mas Gargano ganhou cartão amarelo pela entrada. A partida caiu muito depois que Cáceres tentou uma bicicleta na entrada da área holandesa, mas acertou violentamente o nariz do volante De Zeeuw, levando cartão amarelo. No momento em que o jogo estava mais morno e sem graça, Forlán recebeu uma bola pelo meio e arriscou um chute forte de fora da área, empatando a partida.

A Holanda voltou para o segundo tempo mais ofensiva, com o meia Van der Vaart no lugar de De Zeeuw. Mas quem quase marcou primeiro foi o Uruguai. Boulahrouz atrasou mal a bola, Cavani dividiu com o goleiro, Álvaro Pereira chutou para o gol vazio, mas Van Bronckhorst salvou. Aos 22, em ótima cobrança de falta, Forlan quase ampliou para os uruguaios.

Os holandeses definiram a partida na segunda vez em que a equipe foi ao ataque no segundo tempo, aos 25 minutos. Sneijder recebeu na entrada da área e chutou cruzado. Van Persie, em posição de impedimento, não tocou na bola, mas tirou o pé, o que pode ser interpretado como participação no lance. Três minutos depois, Kuyt cruzou na cabeça de Robben, que fez 3 a 1. Num bom chute de fora da área, Maxi Pereira diminuiu para os uruguaios aos 47 minutos.

Na platéia, como de hábito, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, o presidente da Fifa, Sepp Blatter, e o príncipe Willem-Alexander, da família real holandesa.

Mauricio Stycer
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

EXPOGUARA 2010



O secretário de Agricultura do município de Guarabira, João Pontes, confirmou durante sua participação do programa radiofônico da administração municipal desta segunda-feira (05), que a Prefeitura irá realizar a Expoguara 2010.
Segundo o secretário, o evento estava previsto para acontecer em agosto, mas devido à realização de uma exposição em João Pessoa e outra no Sertão no mesmo período, a data da Expoguara será definida em acordo com o Governo do Estado.
“Sabemos que a agropecuária é 8% do PIB nacional, contribuindo com 10% do emprego direto no país, e a realização da Expoguara é muito importante, pois melhora geneticamente nosso rebanho, bem como gera um grande volume de negócios”, disse João Pontes.
A Expoguara acontecerá no Parque de Exposição Diógenes de Aquino Bastos, que possui todas as condições necessárias para a realização do evento, precisando apenas de uma manutenção com pintura e capinagem.
Na próxima quarta-feira (07), a comissão encarregada pela Expoguara estará reunida com o subsecretário de Agricultura do Estado, Ronaldo Torres, para definir a realização da exposição em Guarabira.
Da Codecom

DOE ÓRGÃOS. DOE VIDA!



O programa Agora Você do dia 03 trouxe muitas informações sobre doação. A Dra. Nice coordenadora da Central de Transplantes do Hospital Regional de Guarabira, atendendo a nosso convite compareceu e tirou dúvidas de muita gente sobre doação.
Durante o programa ficamos sabendo quem pode ser doador e quais os tipos de doação. Perguntamos a Dra. Nice sobre as longas filas de espera para doação e por que muita gente evita fazer qualquer doação.
Veja trechos da entrevista.
AV - Dra Nice como posso ser doador?

Dra. Nice - Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo de doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.

AV - Que tipos de doador existem?
Dra Nice – Existem dois tipos de doador, o doador vivo e o doador cadáver. Doador vivo é qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Para lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial. E o doador cadáver, são pacientes em uti (unidade de terapia intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou avc (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.

AV - Como podemos ter certeza do diagnóstico de morte encefálica? Não existe dúvida quanto ao diagnóstico.

O diagnóstico da morte encefálica é regulamentado pelo conselho federal de medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente, sempre com a comprovação de um exame complementar. A morte é comprovada quando o cérebro para de funcionar.

De acordo com a médica, a questão de transplantes após a morte encefálica é regida por uma Lei específica para o assunto que determinou ao conselho federal de medicina que definisse os critérios clínicos e exames necessários para o diagnóstico de morte encefálica (morte do paciente), resultando na resolução cfm 1480/97.

Para isto foi criado o Sistema nacional de transplantes para dar controle e organização à atividade. Agora, o transplante de órgãos e tecidos só pode ser realizado por equipes e hospitais autorizados e fiscalizados pelo ministério da saúde.

Existe uma Lista única de receptores onde a ordem é seguida com rigor, sob supervisão do ministério público. O cadastro é separado por órgãos, tipos sangüíneos e outras especificações técnicas.

AV – Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador cadáver?
Dra. Nice – Coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão.

AV – Dra. Nice, muitas pessoas não querem doar os órgãos de seus familiares, pois acham que vão receber de volta um corpo todo deformado. Isto é verdade?
Dra. Nice – Não é verdade. As famílias não precisam se preocupar com a aparência de seu ente querido, pois após a retirada dos órgãos o corpo fica como antes, sem qualquer deformidade. Não há necessidade de sepultamentos especiais. O doador poderá ser velado e sepultado normalmente.

AV – para descontrair um pouco a entrevista falamos sobre as brincadeiras de criança, quando os pais colocavam nas crianças o medo do papa-figo, perguntamos para a Dra. se o medo dos doares seria por causa do tráfico de órgãos. Nice falou sobre a seriedade com que a Central de transplantes trata do assunto.

Dra. Nice – Os órgãos doados vão para os pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela central de transplantes da secretaria de saúde de cada estado e controlada pelo ministério público.

AV - Por que doar?
Dra. Nice – A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.

AV – Dra. Nice disse ainda que a doação deve ser para a família um ato de amor, pois assim aquele ente querido continua a viver em outro corpo.

AV – Quem pode ser doador de órgãos em vida?
Dra. Nice – Pode ser doador em vida toda pessoa que tiver parentesco consangüíneo de até quarto grau com o indivíduo que receberá o órgão transplantado. Isso significa pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos. Além desses casos, cônjuges podem fazer doações e toda pessoa que apresentar autorização judicial. Essa autorização é dispensada no caso de transplante de medula óssea. A doação por menores de idade é permitida somente com autorização de ambos os pais ou responsáveis. Pessoas não identificadas e deficientes mentais não podem ser doadores.

Existem as restrições de idade. Em geral, o doador deve ter até 60 anos. Para o caso de transplante de fígado, a idade do doador pode chegar até 80. Existem também as restrições de saúde - O doador precisa fazer exames de HIV e de hepatites b e c. Deve fazer também provas de função hepática, de função renal e de função pulmonar.

AV – Dra. quais órgãos podem ser doados?
Dra Nice – o doador vivo pode doar Rim: por ser um órgão duplo, pode ser doado em vida. Doa-se um dos rins, e tanto o doador quanto o transplantado, podem levar uma vida perfeitamente normal. Parte do fígado ou do pulmão: podem ser doados.

De doador com morte encefálica, podem ser doados os seguintes órgãos: coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas e intestino. Os tecidos que podem ser doados são as córneas, partes da pele não visíveis, ossos, tendões e veias.



Durante a entrevista a Dra. falou também sobre a doação de medula óssea. Esta era sem dúvida uma das doações com mais dúvidas e a Dra. fez questão de explicar sobre este assunto.

As leucemias são cânceres das células do sangue. As células cancerosas podem acometer toda a medula óssea, chegando ao ponto de impedir a produção de células normais do sangue (falência medular), o que levaria a quadros variáveis de sangramento, infecção e anemia.

Os exames utilizados para o diagnóstico são: hemograma, teste de coagulação sangüínea, testes químicos de rotina (eletrólitos, creatinina, etc.), esfregaço do sangue e da medula óssea e, em algumas vezes, a biópsia da medula óssea.

As leucemias são divididas em agudas e crônicas. O grupo das leucemias agudas é dividido em mieloblástica e linfocítica, sendo que essa diferenciação é feita na célula de origem de cada grupo. De forma geral as leucemias agudas apresentam uma evolução muito rápida, sendo necessário o diagnóstico precoce e o tratamento rápido.

Apesar de ser um tipo raro de câncer, a leucemia aguda apresenta um elevado índice de morte em pessoas abaixo da idade de 35 anos. A incidência das leucemias é semelhante por todo o mundo, sendo que, dentre as leucemias agudas, a mieloblástica tem ligeira predominância sobre a linfocítica.

São mais predominantes nos homens, sendo maior o número de casos nos de raça branca. A idade de acometimento difere enormemente entre dois grupos, sendo a leucemia linfocítica aguda muito comum até os 10 anos de idade e a leucemia mielóide aguda muito comum na média de 65 anos de idade. O tratamen to entre os dois grupos também é muito diferente. Além disso a leucemia mielóide aguda tem um pior prognóstico que a crônica.

A maior dúvida era sobre o que pode ser doado para um paciente desse e a Dra explicou a facilidade que existe para esta doação. A medula óssea: pode ser obtida por meio da aspiração óssea direta ou pela coleta de sangue e vai para portadores de leucemia, linfoma e aplasia de medula.

Depois de todas estas informações sobre doação cabe a você se decidir e ser também um doador, pois poderá estar ajudando alguém a viver.