quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PARABENS GUARABIRA!!!


GUIRAOBIRA, O BERÇODAS GARÇAS...


Como maior e mais importante município da região, Guarabira está localizada no Piemonte da Borborema, Estado da Paraíba, em região de Depressão. É zona de transição entre o Agreste e o Brejo. Na área agrestina, o seu relevo assemelha-se ao do Sertão, com uma vegetação típica de Caatinga. Também está situado entre os Baixos Platôs Costeiros, conhecidos por Tabuleiros e no rebordo do Planalto da Borborema, onde surgem as suas principais serras: Tapado, Quati, Bonfim, Cruzeiro e Mata Limpa, todas com altitudes inferiores a 300 metros. Com essa altitude se destaca a Serra da Jurema, seu pico culminante.

Limita-se ao Norte com Pirpirituba e Araçagi, ao Sul com Mulungu e Alagoinha, a Leste com Araçagi e a Oeste com Pilõezinhos e Cuitegí. O acesso e partida do município são proporcionados por estradas devidamente asfaltadas, facilitando a interação com outros municípios e capitais nordestinas. Está a 98 quilômetros de João Pessoa, capital do Estado e a 100 de Campina Grande, segunda maior cidade paraibana; a 580 quilômetros de Fortaleza-CE, via Belém e a 700 via Mamanguape; a 165 quilômetros de Natal-RN, via Belém e a 180 quilômetros via Mamanguape e a 200 quilômetros de Recife-PE, via João Pessoa.
A designação do lugar, GUIRABIRA ou GUIRAOBIRA vem do tupi-guarani e a sua tradução não corresponde à unanimidade dos estudiosos da língua silvícola. Segundo Cleodon Coelho, para o Padre Luiz Santiago, os nossos indígenas denominavam o lugar como Guara-Bira ou Guara-Pora, e afirmava que a posposição nominal (Bira ou Pora), indica moradia, traduzindo o vocábulo como “moradia dos guarás”, e como a região era habitat de garças azuis, freqüentadoras da grande lagoa onde havia uma plantação natural de embiras, dá-lhe a tradução de “Berço das Garças Azuis”.
Em 15 de janeiro de 1837, a Assembléia foi reaberta e o povoado de Guarabira foi elevado à condição de Vila com o nome de Independência, através do Decreto 17, de 27 de abril daquele mesmo ano, para homenagear o fato histórico do Grito do Ipiranga (7/9/1822), protagonizado por D. Pedro I. Nesse momento também foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Luz, não se sabendo explicar porque não se deu em nome da Virgem da Nossa Senhora da Conceição, a quem o padre Milanez havia erguido a primeira capela na região.

Em 26 de novembro de 1887, a Lei nº 841, restituiu ao povoado o nome de Guarabira e lhe elevou à condição de cidade.Após alcançar a condição de cidade/município em 26 de novembro de 1887, a área rural guarabirense apresentou significativas modificações, quando algumas localidades deixaram de ser isoladas e se transformaram em pequenos núcleos habitacionais, umas maiores e outras menores, dependendo do seu grau de desenvolvimento agropastoril. Surgiram Pilõezinhos em 1856, Pirpirituba em 1860, Araçagí, Mulungu e Alagoinha em 1870 e Cuité (Cuitegí), em 1873.
O Poder Executivo municipal é formado por Maria de Fátima de Aquino Paulino e José Agostinho Sousa de Almeida (Josa da Padaria), prefeita e vice-prefeito, respectivamente, ambos do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
No Estado, Guarabira se faz representar na Assembléia Legislativa pelos Deputados Estaduais Roberto Raniery de Aquino Paulino (PMDB) e Zenóbio Toscano de Oliveira (PSDB). Também tem representação garantida no Senado da República através de João Rafael de Aguiar, como 2º Suplente de Senador, pelo Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB.
A cidade é dividida em bairros como Rosário, São José, Esplanada, Primavera, Bela Vista, São Manoel, Cordeiro, Santa Terezinha, Novo, Nordeste I e II, Juá, Nações, Areia Branca e Alto da Bela Vista, conhecido também como bairro dos Sem Terra. Compreende ainda, conjuntos habitacionais como Mutirão, Deputado Antonio Mariz, Osmar de Aquino, Assis Chateaubriand, Clóvis Bezerra, Nossa Senhora Aparecida, Frei Damião e o da CEHAP, vizinho ao Clóvis Bezerra.Na zona rural temos os povoados de Pirpirí, Maciel, Contendas, Passagem, Tananduba, Escrivão, Catolé, Carrasco, São José do Miranda, Itamataí, Vila Padre Cícero, Passassunga, Catolé, Encruzilhada, Corujas e Cachoeira dos Guedes, como os mais importantes. Todos são servidos por linhas telefônicas da TELEMAR e postos de correios, escolas públicas municipais, postos de saúde e pequenas praças (em quase todos).
Na atual administração da prefeita Fátima Paulino, há um esforço enorme em se resgatar a cultura guarabirense, havendo se iniciado pela reestruturação da Banda de Música Municipal Raimundo Soares, que havia sido completamente extinta em gestões anteriores. Investe a prefeitura o máximo possível na Festa da Luz (de 27 de janeiro a 2 de fevereiro), com apresentação de bandas de renome nacional e internacional no palco Luz; valorização dos cantores do próprio município que se apresentam nos palcos Pilõezinhos e Cuitegi; festas juninas com apresentação e disputa de quadrilhas juninas do estado com finalização na cidade de Campina Grande; concurso se sanfoneiros no mesmo período; revitalização da exposição de animais no evento denominado EXPOGUARA, no Parque de Exposição Augusto de Almeida, próximo ao Cemitério Bom Jesus, às margens da rodovia estadual Guarabira/Pirpirituba.

A imprensa falada se dá através das Rádios Rural (AM), Cultura (AM) Constelação (FM) e Guarabira FM. Também existem as chamadas rádios alternativas que funcionam com caixas de sons na posteação das ruas e avenidas da cidade: Estação Esplanada, cobrindo o bairro Esplanada e Rua Pref. Manuel Lordão; Cidade, com atuação no centro comercial, principalmente; Nordeste Alternativa, operando para grande parte do bairro do Nordeste; Independente, cobrindo o bairro São José; Nação Cordeirense, desenvolvendo atividades nos bairros do Cordeiro, Bela Vista, Primavera e São Manoel e rádio Esperança, com sede no Fórum Municipal, criada pelo juiz de direito Bruno César Azevedo
Fonte: Prof. Martinho Alves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário