sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MANOEL JUNIOR, RANIERY E ROBERTO PAULINO, PEDEM INSTALAÇÃO DO SAMU EM GUARABIRA



A instalação do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h em Guarabira foi tema de reunião nesta quarta-feira (11/11), no Ministério da Saúde, com o coordenador-geral do SAMU, Dr. Clesio Mello de Castro. Participaram da audiência, o deputado federal Manoel Junior (PMDB-PB), o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) e o ex-governado Roberto Paulino.
De acordo com Roberto Paulino, a reunião no ministério foi muito proveitosa e em breve haverá um novo encontro, mas desta vez será o corpo técnico do município que vai se reunir com técnicos do SAMU para avaliar a parte de infra-estrutura necessária para a instalação.
Manoel Junior foi além e afirmou que provavelmente no primeiro semestre de 2010 o SAMU estará funcionando em Guarabira, beneficiando toda a região do brejo paraibano. O deputado lembrou que foi o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na última reunião em julho, que garantiu a implantação do serviço no município.
Para o coordenador do SAMU, a negociação está adiantada, já que o município informou que possui o local para acomodar o serviço de atendimento e a UPA. Outro ponto positivo, de acordo com Castro, é que o ministério comprou recentemente ambulâncias que serão destinadas para o SAMU.
O deputado Manoel Junior aproveitou para pedir que o Governo Federal leve o serviço de atendimento móvel também para o litoral sul do estado e o Vale do Paraíba.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.
UPA
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Da Assessoria de Comunicação, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário