quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Viver saudável é construir auto estima


Auto Estima: gostar de si mesmo. Quem gosta de si mesmo faz tudo que se espera que façamos ao outro quando o estimamos. Não se trata de egoísmo, nem de se achar melhor que o outro. É apenas oferecer a si mesmo aquilo que é bom, que faz bem, que faz crescer e ser mais feliz. Quando a gente gosta de alguém, procura tratar sempre com AMOR, carinho, dedicação e ajudar a viver bem. Se essa pessoa precisar de cuidados, ofereceremos. Se ela precisar ser ouvida, nos esforçaremos para ouvi-la. Buscaremos compreendê-la, tentaremos entender o que ela está comunicando. Não costumamos questioná-lo, e nem tão pouco ridicularizá-lo. Se alguém que estimamos adoece, nos preocuparemos e faremos o que estiver ao nosso alcance para auxiliar. Se sua saúde física ou mental estiver comprometida com certeza iremos alertar, ajudar, sentar junto e buscar alternativas. Porque é normal que se cuide de quem a gente gosta. Por isto mesmo é importante cuidar de si mesmo. Cuidar dá gosto, e quando nós cuidamos gostamos mais de nós mesmo.
Quando amamos temos o prazer de levar essa pessoa a lugares agradáveis, nos importaremos em reconhecer seus gostos e ficaremos satisfeitos em vê-la contente. Se um dia a magoarmos nos importaremos com seus sentimentos, pediremos desculpas e com certeza buscaremos não repetir o que a magoou. E porque não agirmos deste modo com nós mesmo?
Tudo isso é o que se espera de uma relação de respeito e de amor, não é mesmo? Você se importa com seus próprios sentimentos e necessidades? De vez em quando se convida para passear e viver situações que lhe deixam feliz? Importa-se com sua saúde física e mental, mobilizando meios para que ela esteja sempre em dia? Pede-se perdão? Perdoa-se e buscar não mais repetir o que lhe magoa? Dê a você mesmo o direito de errar, pois o erro é inerente a pessoa humana.

Para desenvolvermos a Auto Estima precisamos nos conhecer, caminhar enfrentando o medo do novo e partir rumo à descoberta desse SER cheio de possibilidades que somos nós, humanos. Precisamos olhar para isso e tratar, com muito carinho. Nas pequenas coisas podemos demonstrar amor a se mesmo! Reflita: o que você pode fazer hoje, agora mesmo, para demonstrar estima a si mesmo. Buscar ficar com quem você sente bem. Valorizar as suas qualidades. Vê a sua importância na família e na sociedade.
Faça algo que lhes der prazer e satisfação. Aprenda a dizer não na hora certa, pois muitas vezes agradamos aos outros e sacrificamos a nós mesmo.

Penha Pontes - Psicóloga e Coordenadora de Saúde Mental de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário