quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

RANIERY PAULINO NA ROMARIA DE FREI DAMIÃO

Raniery Paulino, governador Maranhão e outras autoridades estiveram presentes na 17ª Romaria ao santuário Frei Damião.
Nesse domingo (13), Guarabira promoveu uma grande festa religiosa com a realização da 17ª Romaria ao Santuário Frei Damião. E, como as multidões sempre se fazem presentes nas festividades católicas, cerca de 30 mil fiéis compareceram ao evento.
Fiéis de várias partes do Estado vieram prestigiar os cinco anos de edificação da estátua de Frei Damião, com a já tradicional Romaria. A procissão partiu de frente da Catedral Nossa Senhora da Luz, situada no centro da cidade, com destino ao monumento, localizado na serra da Jurema.
Durante todo o domingo, houve celebrações de missas e rituais de confissão proferidos pelo revezamento de diversos padres. O evento foi organizado pela Diocese de Guarabira, através do bispo Dom Lucena, pela Reitoria do Santuário, por meio do padre Gaspar e por todas as quatro paróquias da cidade, além de outros padres envolvidos.
A Prefeitura Municipal também colaborou com a realização da Romaria, através do apoio de suas Secretarias, assim como o Comando da Polícia Militar. Aliás, segundo o Coronel Alencar, todo o evento transcorreu na mais absoluta tranqüilidade.
Presença do Governador
Esteve presente no evento religioso o governador José Maranhão, que por oportuno, anunciou a ampliação dos espaços ocupados pelo Santuário, com vistas a oferecer aos romeiros e comerciantes a melhoria das instalações.
“O turismo religioso se constitui em uma forma de renda através dos empregos que gera. Vamos elaborar um projeto que não apenas proporcione a ampliação desse turismo, como também assegure a preservação da fauna e flora dessa importante localidade onde se encontra o Santuário”, disse Maranhão assegurando o pleito que, inclusive, já havia sido solicitado pelo Deputado Raniery Paulino.
O governador também destacou que está concluindo o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Pedra da Boca em Araruna, e que pretende concluir o Santuário de Padre Ibiapina, em Santa Fé de Arara.
Como não podia ser diferente, o deputado Raniery Paulino prestigiou o evento, participando ativamente da Romaria e ressaltando, na oportunidade, a importância do projeto de sua autoria, que visa o tombamento do Santuário Frei Damião. Disse o Deputado:“Temos que zelar pelo nosso patrimônio, que atrai fiéis de várias partes do país; o poder público não pode se isentar desse compromisso social. Quando da conclusão do processo de tombamento, tenho a convicção de que aumentarão as possibilidades para formação de parcerias com vistas a destinar recursos que deverão ser aplicados na melhoria da infra-estrutura e divulgação desse importantíssimo patrimônio religioso” garantiu o parlamentar peemedebista.
O Deputado entregou ainda ao reitor do Santuário, Pe. Gaspar Rafael, cópia do parecer, emitido pelo IPHAEP, que trata do processo de tombamento.
Raniery fazia parte da comitiva que acompanhava o governador José Maranhão, integrada também pelo Secretário Executivo do Desenvolvimento Humano, padre Nilson Nunes, o ex-Deputado Federal Benjamin Maranhão e o Chefe de Gabinete do Governador, Adriano Bezerra.
por Brejo.com c/ ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário