sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

campanha brasileira "Ser diferente é ser normal e os direitos são iguais" é lançada na onu



Manifesto convida internauta a mudar a própria imagem em nome da inclusão de todos
O Instituto MetaSocial foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lançar o Site-Manifesto "Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais", durante a cerimônia do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, às 10 h, na sede da ONU em Nova York. Em dezembro são celebradas várias datas dedicadas ao combate à exclusão, como Dia Mundial da AIDS (1/12), das Pessoas com Deficiência (3/12), dos Direitos Humanos e dos Povos Indígenas (10/12). E o tema inclusão nunca esteve tão em evidência, desde as novelas que retratam a vida de pessoas com deficiência, passando pela decisão do Ministério da Educação (MEC) de garantir escola regular para alunos com qualquer tipo de deficiência, ao projeto de lei que criminaliza a discriminação contra idosos, homossexuais e pessoas com deficiência. É nesse cenário que chega à internet uma campanha inovadora criada pela agência de publicidade Giovanni+DraftFCB - "Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais": um abaixo-assinado virtual que usa a tecnologia para conscientizar e promover a inclusão de todos, sem exceção. O grande diferencial deste manifesto é que, ao invés de aderir com o nome, a pessoa "assina" com a própria imagem. Mudando seu rosto para aparentar ter síndrome de Down, o internauta entra na pele de uma das parcelas da população que mais sofre preconceito: as pessoas com deficiência intelectual, e ajuda a levar adiante a mensagem de que Ser Diferente é Normal e, portanto, todos devem ter os mesmos direitos. Personalidades como Cauã Reymond, Ana Maria Braga, Malu Mader, Guilherme Berengher, Marcos Pasquim, e tantos outros já emprestaram seu rosto a essa causa.
(Vejaquem participa:http://agenciainclusive.files.wordpress.com/2009/09/mural.pdf) Em versões em português (www.serdiferenteenormal.com.br) e inglês
(www.itsnormaltobedifferent.com), o site é também uma forma leve e divertida de chamar a atenção, de forma interativa, para a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Aprovada pela ONU em 2007 e ratificada com força constitucional pelo Congresso brasileiro em 2008, a Convenção, que garante que as pessoas com deficiência exerçam seus direitos em igualdade de condições com os demais, ainda é desconhecida de grande parte da população.
Apelidada de "Facebook da Diversidade", a campanha "Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais" já passou no teste de popularidade: recebeu 600 mil acessos em um fim de semana em que foi apresentada ao público, em março deste ano, e ganhou dois prêmios no Festival de Publicidade do Rio em setembro de 2009. Também em setembro, a campanha foi pré-lançada para um milhão e meio de pessoas por Regina Casé, nas ruas de Nova York, durante o Brazilian Day. MetaSocial - O Instituto MetaSocial é uma ONG com sede no Rio de Janeiro e representações em Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Nova York que, há mais de 16 anos, desenvolve ações pela inclusão das pessoas com deficiência.
Atua em parceria com a mídia para difundir a noção de que "Ser Diferente é Normal", no sentido de que todas as pessoas são diferentes, logo, a diferença é corriqueira, intrínseca, humana. Esta frase é slogan do Instituto MetaSocial desde 2003. Entre as várias ações já realizadas pelo Instituto estão filmes publicitários, um deles ganhador do Leão de Bronze em Cannes (Carlinhos), assessoria na inserção de personagem com síndrome de Down na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos (2006), lançamento dos primeiros bonecos com características de síndrome de Down industrializados, a Turma da Clarinha, assim como também no de Tati, personagem com síndrome de Down criado pelo Instituto Maurício de Sousa.
Histórico do Manifesto - O Manifesto Ser Diferente é Normal foi criado para o Dia Internacional da síndrome de Down, (21/3) e apresentado no Brasil em março de 2009. O retorno do público foi tão grande que o MetaSocial decidiu lançá-lo mundialmente e expandir a iniciativa. São parceiros do Instituto MetaSocial a Agência de Propaganda Giovanni+DraftFCB, a Rede Globo, Inclusive, Microwave, Riot, Analog, e SIACorp.
Apóiam a iniciativa: Brasil- Governo brasileiro, por meio da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, CORDE, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, e do Ministério das Relações Exteriores - http://www.mj.gov.br/corde/- Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (FBASD) - http://fbasd.blogspot.com/- Centro de Vida Independente (CVI Brasil) - http://www.cvi.org.br/cvibrasil.asp- 3IN - Inclusão, Integridade e Independência- Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo -http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br - Aparu - Associação dos Paraplégicos de Uberlândia- Grupo Terra - ONG - A Vida com outros Olhos- CVI Aracin Anallin, SP Internacional- Inter-American Institute on Disability and Inclusive Development - http://www.iidi.org - Global Partnership for Disability and Development (GPDD) - http://gpdd-online.org/index.php- Red Interamericana de Organizaciones no Gubernamentales de Personas con Discapacidad y sus Familias (Riadis) - http://riadis.net - Handicap International - http://www.handicap-international.us/hi/- Making it Work - http://www.MakingItWork-crpd.org- The Rolling Rains Report - Precipitating Dialogue on Travel, Disability, and Universal Design - http://www.rollingrains.com/- Mr. Blue Sky Movie - Changing lives through Changing Minds - http://www.mrblueskymovie.com/ Mais informações:http://www.inclusive.org.br/?p=10407 Brazilian Dayhttp://www.youtube.com/user/HelenaWerneck VídeoPortuguês - http://www.youtube.com/user/HelenaWerneck#p/a/u/2/sAq2bh3wHVEEnglish - http://www.youtube.com/watch?v=8Y83j0cswCg Contatos:Helena Werneck - 55-21-7832-3221- helena@metasocial.org.br Patricia Heiderich - 55-19-7803-9014 55-19-7803-9014 - ID 7*46364 - 55-19-9111-6637 patricia@metasocial.org.br Nova York - Patricia Almeida - 1-917-428-4756 1-917-428-4756 - pat_lucas@yahoo.com Vai falar ou escrever sobre deficiência? Saiba o que dizer e, principalmente, o que não dizer:http://www.inclusive.org.br/?p=41 Inclusive - Inclusão e Cidadania - www.inclusive.org.br RealizaçãoPatrocínioApoio

Nenhum comentário:

Postar um comentário