quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Governo facilitará bolsa para curso na rede particular



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai lançar nos próximos dias um programa-piloto para facilitar a concessão de bolsas para alunos de cursos de mestrados e doutorados em instituições particulares do País.


A proposta prevê a isenção total ou parcial da mensalidade de alunos cujos projetos foram aprovados pelo programa. 'A ideia é favorecer a inclusão também na pós-graduação', afirmou o diretor de programas e bolsas no País da Capes, Emídio Cantídio.


Pelo formato atual, o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup), a Capes concede uma cota de bolsas para as instituições. Isso não obriga as universidades a conceder aos alunos beneficiados uma redução na mensalidade.


Agora, em vez de cotas, instituições deverão submeter projetos para avaliação da Capes. 'Haverá um teto para cursos de mestrado e de doutorado para cada instituição', contou. Alunos cujos projetos forem aprovados terão desconto ou isenção total da mensalidade. 'Isso vai variar conforme o acordo que for feito com cada instituição', disse Cantídio. 'E vai permitir que alunos que não conseguem arcar com mensalidade de curso de pós-graduação possam continuar seus estudos e suas pesquisas.'


Atualmente, o Prosup movimenta R$ 40 milhões. Desse total, 70% são destinados para bolsas e 30% para custeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário