segunda-feira, 10 de maio de 2010

EJA para apenados - Cidadania chegando aos presídios


Com a presença de autoridades locais e da capital paraibana, foram inauguradas nessa quinta-feira, dia 6, às 17h30, no Presídio João Bosco Carneiro em Guarabira, duas salas de aulas para alfabetização pelo BA e de 1º e 2º segmentos do EJA, cujas professoras Maria da Luz Paiva e Wilane de Freitas, se apresentaram aos alunos matriculados oficialmente, em número de 59, até aquela data.

Também se fez presente o corpo médico-odontológico da Casa de Detenção, sob o qual está a responsabilidade de cuidar da saúde dos sentenciados. O programa é destinado a jovens e adultos que ainda não concluíram o ensino médio.
Em sua ultima participação no “Agora Você” o professor Martinho Alves, falou sobre este projeto social junto aos apenados.

A educação no sistema penitenciário teve início na década de 1950. Até o principio do Século XIX, a prisão era utilizada unicamente como um local de contenção de pessoas – uma detenção. Não havia proposta de requalificar os presos. Esta proposta veio a surgir somente quando se desenvolveu dentro das prisões os programas de tratamento. Antes disso, não havia qualquer forma de trabalho, ensino religioso ou laico.

Muito importante esta atenção para com estas pessoas que por algum motivo não puderam dar continuidade aos estudos e hoje tem esta oportunidade. São ações como esta que ajudam os apenados a voltarem a ter uma vida com mais humanidade.


redação/brejo/martinhoalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário