sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jornalista Guarabirense participa do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo


O Jornal Correio da Paraíba foi selecionado, pela terceira vez, no Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, um dos mais importantes do Brasil na área e a TV Correio também é pré-finalista nesse prêmio. A jornalista Henriqueta Santiago, vencedora do concurso em 2006, está entre os 12 pré-finalistas do país na 10ª Edição do GP Ayrton Senna de Jornalismo, com o conjunto de quatro matérias “A Caminho da Escola Ideal”.

E o repórter da TV Correio em Guarabira Herbert Araújo é pré-finalista com a reportagem "Renovando atitudes", o único trabalho do Nordeste classificado na categoria televisão. A lista dos selecionados foi divulgada nesta quarta-feira (28), Dia da Educação, pelo Instituto Ayrton Senna, promotor do prêmio.

Segundo a organização do prêmio, “o número de trabalhos inscritos na 10ª Edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo foi um dos recordes do GP e evidencia que a educação ocupou definitivamente um espaço prioritário na imprensa”. Ao todo, foram 1.516 matérias inscritas, de 682 jornalistas de 217 veículos de comunicação de todo o País. Das reportagens inscritas, 673 contemplam a categoria Jornal, seguida por Televisão (com 274); Revista (242); Rádio (200) e Internet (127).

A matéria televisiva selecionada, foi publicado no dia 3 de maio do ano passado no programa Correio Cidades, que vai ao ar nos domingos. A reportagem exibe o trabalho voluntário de um grupo de incentivo à leitura chamado “Atitude”. O grupo é composto por 17 professores e alunos universitários, e foi formado há quatro anos no município de Caiçara.

A reportagem relata como a equipe de voluntários conseguiu montar uma biblioteca que já conta com mil usuários, uma rádio e um cursinho pré-vestibular que já comprovou resultados verificáveis no aumento do número de aprovações em vestibulares. A reportagem ainda mostra o projeto “Escola Atitude” que incentiva a criação de agentes de leitura e ainda doa pequenas bibliotecas às zonas rurais no final do ano.

O jornalista Herbert Araújo também contou que ficou muito feliz de estar entre os 12 finalistas. “E fico mais feliz ainda de ser o único representante do Nordeste entre tantos candidatos do Sul e Sudeste. A maioria são trabalhos do Rio de Janeiro e São Paulo e, para mim, é um orgulho poder estar mostrando um pouco do nosso trabalho nacionalmente. Isso também se deve à toda equipe”, destacou.

Herbert teve sua matéria concorrendo com 274 em todo Brasil, foi classificada como sendo a única represente da Rede Record, a qual o Sistema Correio da Paraíba é afiliado.

Da redação Alex Figueiredo com Portal e Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário