quinta-feira, 18 de junho de 2009

Guarabira se transforma num grande arraiá





No próximo dia 19 a cidade de Guarabira iniciará seus festejos juninos. A programação da Secretaria de Cultura e Turismo do município reserva desfile das escolas e quadrilhas juninas, pelo centro da cidade, eliminatória do Sanfona Fest e o Festival de Quadrilhas Juninas.
A Secretaria de Cultura e Turismo do município tem em sua programação a apresentação de quadrilhas juninas das escolas públicas, particulares e de entidades no centro da cidade, no período da tarde.
Nesse ambiente, a cidade de Guarabira vira um verdadeiro Arraiá. São inúmeras tendas, barracas com comidas típicas (pamonha, canjica, milho verde, cocada, bolos pé-de-moleque, entre outras guloseimas do mesmo gênero) espalhadas na praça da Juventude que neste período se torna a vila do forró no centro da cidade.
Vários grupos de pé de serra se apresentarão, cantando a verdadeira música nordestina a partir das 17:30h na Praça da Juventude, a exemplo dos 3 do Forró com Novinho do Acordeon e Zé Preto.
Durante o desfile, há também o casamento matuto. Tudo num clima junino com alunos e professores vestidos de caipiras, mostrando a verdadeira cultura e os costumes vividos na região Nordeste.
No dia 19 no período da noite acontece o Festival de Sanfona, onde diversos sanfoneiros da região disputam o título de campeão da etapa de Guarabira. O evento é promovido numa parceria da Prefeitura com o Sistema Correio.
Já nos dias 20, 21 e 22, é a vez das quadrilhas se exibirem no Tablado armado na Praça da Juventude pela Secretaria de Cultura e Turismo, concorrendo a etapa do Brejo e a final do Festival de Quadrilhas promovido pela TV Cabo Branco.
A Prefeitura de Guarabira vai realizar também o tradicional São Pedro do Bairro do Nordeste nos dias 27 e 28, com a participação de artistas guarabirenses, valorizando o “ouro da casa”, conforme programação de eventos da Secretaria de Cultura e Turismo do município.

Obs. Além disto, as escolas da rede municipal de ensino, e outros órgãos a exemplo do PAIF, CRAS, PRO-JOVEM E CAPS, realizam suas festividades juninas nesta segunda quinzena de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário