Entre o final de janeiro e 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora da Luz, a cidade de Guarabira se prepara para a festa da padroeira que se iniciou em 1901, conforme Cleodon Coelho na sua obra “Guarabira Através dos Tempos”.
O Pavilhão Central inicialmente armado em frente da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, já esteve em alguns pontos da Avenida Dom Pedro II e desde a sua volta triunfal em 2006 (após mais de 10 anos de ausência) é instalado Praça Lima e Moura. A cada ano a prefeita Fátima Paulino, tem investido neste resgate do encontro da família guarabirense.
Em 2005, logo após a sua posse, não foi possível em virtude do pouco tempo resgatar o pavilhão Central, apesar de já existir a intenção. Uma comissão foi formada e a festa da Luz aconteceu na Avenida Sabiniano Maia com brilhantismo para a alegria dos guarabirenses e visitantes.
Neste ano também só existia o Espaço Pilõezinhos que com uma programação musical de boa qualidade, reunia artistas da terra e cantores de renome nacional representando a música brega.
Para 2006, a Comissão organizadora teve mais tempo para se programar e o Pavilhão Central ressurgiu como uma fênix com todo brilho se tornando o reencontro da família guarabirense.
No interior do pavilhão já se apresentaram cantores e orquestras importantes do Estado e de outros rincões nordestinos, podemos citar em 2006 a Orquestra Super Ohara... Em 2007 e 2008, a animação do pavilhão ficou por conta da Orquestra Veneza do Recife... e em 2009 a noite foi abrilhantada pelas Bandas Metal Leve e Mistura Fina. Em 2010 tivemos Tuaregs e a Banda Unions e para este ano já está confirmada a volta da Orquestra Super Ohara.
O dinheiro arrecadado nos leilões, vendas de ingressos individuais, mesas e bebidas no pavilhão, são entregues ao bispo diocesano de Guarabira Dom Lucena para que faça o uso que melhor convier.
A realização da festa também já mudou de endereço por várias vezes. Já foi em frente a Catedral, na Praça Lima e Moura, na Pedro II. Também foi realizada na Padre Inácio de Almeida e atualmente é realizada na Av. Sabiniano Maia e transversais.
A novidade deste ano é que o Espaço Cuitegi ficará junto com o Piloesinhos.
Em entrevista esta semana a prefeita Fátima Paulino divulgou a programação, acabando assim com a ansiedade de todos.
Confira a programação:
28/01- Super Ohara, no Pavilhão Central
29/01- Abertura da festa com Leonardo, Forró da Burguesinha e Forró da Galega
30/01- Limão com Mel, Banda Feras, Netinho Lins e Forró na Concha
31/01- Aviões do Forró, Encantu’s e Pagode Essência do Samba
Fevereiro
01/02- Garota Safada, Forró da Curtição e Canidê e Banda
02/02- Desejo de Menina, Forró Pegado e Niedson Lua
Para o Palco Pilõezinhos/Cuitegi – Baltazar, Genival Santos e artistas da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário