sábado, 14 de janeiro de 2012

Sobra de vagas de emprego na PB é por falta de qualificação, diz Sine


Diretor no Sine-PB recomenda que candidatos se capacitem. Mais de 300 vagas estão disponíveis esta semana.

Em 2011, das 15 mil pessoas atendidas nas 18 unidades do Sistema Nacional de Empregos na Paraíba (Sine-PB), três mil não foram encaixadas no mercado devido à falta de qualificação. De acordo com informações do Ministério do Trabalho sobre a Paraíba, 9 mil pessoas foram demitidas em novembro, enquanto que no mesmo período, 11 mil conseguiram trabalho, uma diferença de 2 mil.
Nesta quinta-feira (12), 350 vagas estão disponíveis no Sine-PB e, apesar dos cerca de 250 atendimento diários, muitas dessas vegas não são preenchidas e muitos ainda saem sem emprego. “O empregador discrimina tudo o que ele quer e, dentro daquilo que ele está discriminando, nós não conseguimos atingir essas vagas porque o empregado não está qualificado”, explicou o diretor da unidade de João Pessoa do Sine-PB, João Carlos Biazon.
A dica de João Carlos Biazon é uma só: qualificação. “Se você hoje é garçom, auxiliar de pedreiro, lavadeira, seja qual for a profissão, você tem que se qualificar naquilo. Não perca tempo, procure o Sine ou outros órgão que façam essa qualificação para que você esteja preparado. Para que quando os empresários pedirem, você esteja qualificado e possa começar o trabalho”, recomendou.
A turismóloga Maria de Sá Barreto, de 29 anos, seguiu a recomendação e procura emprego em sua área depois de fazer vários cursos. “Só está faltando oportunidade das empresas. Nunca trabalhei na minha área e estou procurando para eu q eu possa mostrar as qualificações que eu tenho dentro da minha área”, afirmou.
Já formada e mesmo não tendo atuado na área, Maria continua fazendo cursos e se sente otimista com a proximidade da Copa do Mundo de 2014.
Na Paraíba, vários órgãos oferecem cursos de capacitação. Entre eles o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), (83) 3214-2340; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), (83) 3044-6611; e o próprio Sine-PB, (83) 3218-6600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário