quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Comissão aprova Piso Salarial dos Agentes de Saúde

A Comissão Especial que analisa a criação do Piso Salarial Nacional dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias aprovou na tarde desta terça-feira (04/10) o substitutivo do relator, deputado Domingos Dutra (PT-MA), definindo o piso da categoria em dois salários mínimos (R$ 1090,00), de forma escalonada. O projeto será votado em Plenário.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB), a proposta aprovada prevê reajustes escalonados até 2015, de forma a garantir o cumprimento do piso sem causar grande impacto ao Orçamento da União, que é a responsável pelo pagamento dos agentes de saúde.

Segundo o relator o piso nacional não será vetado pela presidente Dilma Rousseff. “Não tenham medo, a presidente jamais vetaria uma lei que vai favorecer o povo pobre desse país”, disse Dutra. Já o deputado Benjamin, enfatizou o reconhecimento ao trabalho dos agentes. “O que aprovamos hoje é um reconhecimento ao importante trabalho realizado pelos agentes de saúde na promoção da Saúde Básica. Eles atuam na prevenção de doenças, na assistência à população mais carente”, afirmou o paraibano.

A Comissão aprovou também um Requerimento de Urgência de votação da matéria e se reunirá ainda nesta terça com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), para pedir a inclusão da proposta na ordem de votações do Plenário.

O substitutivo aprovado define:

1 – O Piso Salarial nacional dos ACS e ACE será fixado em R$ 866,89/mês, a partir de 1º de agosto de 2012;

2 – Em 1º de janeiro de 2013, será aplicado reajuste equivalente à taxa de crescimento real do PIB, para o ano de 2011, acrescido de 13,27%;

3 – Em 1º de janeiro de 2014, será aplicado reajuste equivalente à taxa de crescimento real do PIB, para o ano de 2012, acrescido de 13,27%;

4 - Em 1º de janeiro de 2015, será aplicado reajuste equivalente à taxa de crescimento real do PIB, para o ano de 2013, acrescido de 13,27%;

5 – A partir de 2016, os reajustes serão aplicados anualmente, com base na taxa de crescimento real do PIB;

6 – A jornada de trabalho será de quarenta horas semanais, dedicadas integralmente a ações e serviços de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias.

da assessoria deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fidelidade canina

Cachorro vai morar em cemitério para ficar perto de ex-dono morto há quatro meses no Paraná
Um cachorro vira-latas chamado Rambo é o mais novo hóspede do cemitério municipal de Mamborê (482 km de Curitiba). Ele segue vivo, mas, como autêntico representante da fidelidade canina, passa horas ao lado de um dos túmulos recentes do local, o de seu antigo dono, morto há quatro meses.
Devido à insistência em permanecer no cemitério, o cachorro já arrumou um novo amigo, o solitário coveiro Sidinei Ramos, que lhe dá de comer todos os dias. O nome Rambo foi ideia do coveiro, já que antes ninguém sabia como o bicho era chamado.
O apelido surgiu depois que Rambo passou a apresentar um comportamento agressivo, parecido com a defesa de território, quando outros cães “ousam” entrar no cemitério.
“Ele brigava muito. Foi por causa disso que coloquei esse nome de guerreiro”, disse Ramos ao UOL Notícias. Em oito anos de trabalho, o coveiro afirmou que é a primeira vez que vê um cão ir morar no cemitério.
Ramos afirmou que  se sente desconfortável com a situação e espera que alguém adote Rambo. “Estou querendo que alguém pegue ele pra cuidar. Ficou esquisito um cachorro morar aqui no cemitério.”

Mais uma vítima da homofobia

Um tipo de crime marcado pela impunidade. A homofobia - a aversão a casais do mesmo sexo - fez novas vítimas, em São Paulo. A polícia tenta identificar dois jovens suspeitos de agredir um casal homossexual, e quebrar a perna de um deles, com socos e chutes. Em menos de um ano, é o quinto ataque do tipo na região da Avenida Paulista, mas ninguém está preso.
HOMOFOBIA -  é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a lésbicasgaysbissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. Infelizmente há pessoas que não conseguem viver suas vidas e sim a vida do outro. não aceitam as diferenças, quando eles mesmos são diferentes e acabam com tudo ao seu redor. Essas pessoas têm de sofrer alguma penalidade a aprenderem a viverem suas vidas.
 /////////
Recentemente participei em minha cidade de uma conferencia que tratava do assunto e vi o quanto aquelas pessoas passavam por problemas de preconceitos e tudo o que envolve. Vendo estas reportagens fico pensando no ser humano que age assim com este preconceito todo e como devem ser infelizes.  

Fátima Paulino, anuncia inauguração do IFPB


O programa radiofônico “Gente que Trabalha. Cidade que Cresce” da administração municipal de Guarabira foi realizado nesta segunda-feira (03) direto do prédio onde funcionará o Núcleo do IFPB, com a prefeita Fátima Paulino falando sobre diversos temas.
Entre os assuntos do programa estava à vinda do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), instalando o Núcleo Avançado de Guarabira, que a partir do dia 10 deste mês iniciará as atividades com as aulas do curso Técnico Subsequente em Informática.
Transmitido direto do Paulo VI o programa contou com a presença do vice-prefeito Josa da Padaria, diversos secretários e auxiliares municipais, convidados e populares, que acompanharam a entrevista da prefeita além de conhecer as instalações do Núcleo.
Fátima disse, que ao assumir a administração em 2005 sonhava com a implantação do IFET em Guarabira, e lutou arduamente durante esses anos para concretização do mesmo, e hoje o Instituto Federal é uma realidade no município.

Guarabira precisava de um gestor destemido, pois sendo município pólo não poderia ficar atrás na educação, e com o apoio de Roberto e Raniery Paulino, vice-prefeito, vereadores e demais políticos lutei e consegui realizar nosso sonho, meu e da população da cidade e região”, declarou a prefeita.
Ela convidou os jovens e a população em geral para conhecer de perto o IFPB, participando no dia 10 da festa desse grande momento que vive a Educação de Guarabira, e do show da banda Forró da Burguesinha.
da Codecom/pmg