O mundo inteiro paraou na noite desta terça-feira para acompanhar o iínico do resgate dos mineiros no chile, depois de mais de dois meses soterrados.
CHILE – Continua o resgate dos mineiros soterrados. A velocidade das operações tem sido de cerca de um mineiro resgatado por hora. A expectativa é que o último dos 33 mineiros chegue à superfície apenas amanhã (14).
Ministro da Saúde, Jaime Mañalich, diz que todos os resgatados até o momento têm apresentado boa condição e vêm evoluindo da maneira esperada. A operação de resgate têm transcorrido muito bem, inclusive melhor do que o esperado, diz Mañalich.
O próximo dos 33 mineiros a ser resgatado será Jorge Galleguillos, de 56 anos, que sofre de hipertensão. Será o 11º. A cápsula já iniciou a descida até a mina.
Por terem passado mais de dois meses sob a terra, cada mineiro sobe à superfície usando óculos escuros com 100% de proteção contra raios UVA, UVB e UVC e com um sistema cromático que permite manter a nitidez das cores, além de lentes intercambiáveis para enxergar de perto e de longe.
Ainda faltam 23 mineiros na lista do resgate: 11. Jorge Galleguillos Orellana; 12. Edison Peña Villarroel; 13. Carlos Barrios Contreras; 14. Víctor Zamora Bugueño; 15. Víctor Segovia Rojas; 16. Daniel Herrera Campos; 17. Omar Reygadas Rojas; 18. Esteban Rojas Carrizo; 19. Pablo Rojas Villacorta; 20. Darío Segovia Rojo; 21. Yonni Barrios Rojas; 22. Samuel Ávalos Acuña; 23. Carlos Bugueño Alfaro; 24. José Henríquez González; 25. Renán Ávalos Silva; 26. Claudio Acuña Cortés; 27. Franklin Lobos Ramírez; 28. Richard Villarroel Godoy; 29. Juan Aguilar Gaete; 30. Raúl Bustos Ibáñez; 31. Pedro Cortez Contreras; 32. Ariel Ticona Yáñez; 33. Luis Urzúa Iribarren
O mais velho – o mineiro Mario Gómez, com 63 anos, o mais velho do grupo. Foi o nono a ser resgatado desde a 0h desta quarta-feira. A subida de Gómez foi cercada de cuidados médicos extras devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada do que a dos primeiros resgatados.
Gómez chegou à superfície às 8h bem disposto e posou com bandeira do Chile, completando nono resgate desde o início das operações, à 0h desta quarta-feira.
Ao sair o mineiro encontrou com toda a família e abraçou emocionado a esposa depois de ajoelhar-se agradecendo a Deus pela nova vida.
com Folha
REVOLTA DO QUEBRA-QUILOS
Há 2 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário