terça-feira, 3 de março de 2009





Programa dia 28/02/2009

No programa do ultimo sábado levamos aos nossos ouvintes na primeira parte do programa uma boa música para logo em seguida darmos início as entrevistas do dia.
Convidamos para a primeira parte a nutricionista Priscila e a professora de Educação Física Maria Helena. A primeira apesar de ser jovem, já trabalha em um hospital particular da cidade e na entrevista pode passar as informações de forma clara para todos. A segunda é dona da Academia Kafca e muito conceituada no município pela larga experiência na área. Ambas foram convidadas a participar do quadro Bem Estar, que tem por objetivo passar informações sobre a saúde e o bem estar das pessoas.
O nosso tema central deste programa foi o carnaval e seus excessos.

Bem Estar – o que fazer para o seu bem estar físico e mental.
CARNAVAL – A festa é conhecida e festejada no mundo todo. Muitos dizem que o ano só começa depois do carnaval. Muitos também dizem que é uma festa sem limites e por isto exageram na folia durante vários dias.

Contra o excesso do Carnaval. Muitos não dormem e nem se alimentam direito durante os festejos momescos. Exageram na bebida, nas drogas .... são noites e noites mal dormidas: uma combinação que pode prejudicar a saúde. QqQQ967
Qquando não se dorme, ocorre uma série de processos metabólicos que, se alterados, afetam o equilíbrio do organismo, podendo comprometer a saúde. Além disso, o cansaço diminui os reflexos e a atenção.
Dormir pouco pode baixar as defesas do corpo, pois afeta o funcionamento do sistema imunológico. Sendo assim, aumentam as chances de desenvolver resfriados, inflamações e até sofrer alterações de humor, irritabilidade, ter dificuldade de concentração e fadiga. Por isso, é aconselhável, mesmo quando não se bebe deixar o carro em casa quando for para a festa.
Priscila, qual a receita para se livrar dos males causados pelo abuso no feriado prolongado? Agora que o Carnaval passou, está na hora de reequilibrar o organismo e acabar com a desagradável sensação deixada pelo excesso do consumo de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas, ao longo do feriado. Muitos nutricionistas montam dietas desintoxicante e nós aconselhamos a ingerir muito líquido, através de sucos e frutas.
O cardápio inclui muito líquido, como sucos, chás e sopas, além de alimentos integrais, iogurtes e ingredientes leves. “Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado”.
Mas quais os benefícios destas dietas? Mas este conselho deve ser seguido apenas durante três dias após o carnaval, pois isto irá repor o líquido perdido nos dias de folia. O ideal é que seja consumido diariamente no mínimo 2 litros de água.
Podem ser feitas sem acompanhamento médico? Qualquer dieta deve ter o acompanhamento médico, pois o médico indicar o seu bio tipo e qual caminho a seguir.
Na idade média o perfil das pessoas era de quem não se preocupava muito com o peso. A humanidade vive de modismo e nos dias atuais o modelo de pessoa saudável para a sociedade é de alguém magro e a cada dia novas tecnologias aparecem com a intenção de manter este quadro de pessoas magras, chegando ao ponto de algumas modelos morem vítimas da anorexia, por causa desse padrão de beleza.
Maria Helena como fica a cabeça destas pessoas?
Realmente este modismo muitas vezes é prejudicial a saúde das pessoas que pensam em seguir a moda sem um acompanhamento médico. O nosso trabalho (meu e de Priscila) deve ser em conjunto, pois não adianta você fazer um regime e não fazer exercícios. Isso é essencial. Deve ser feito paralelamente para que possa ter um bom resultado.




No segundo momento no quadro A Hora da Família, entrevistamos o padre Edinaldo da Paróquia Santíssima Trindade e o Pastor Alexandre da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra. Seguindo ainda o tema Carnaval, ambos fizeram uma reflexão sobre esta festa no contexto familiar, quais as suas implicações e que fazer para aproveitar este feriadão em família.

Tivemos ainda a participação do Gentil Filho do Brejo.com que falou sobre as novidades em tecnologia, já que ele participa do quadro Infornet.

Próximo programa: Para o próximo programa, estamos preparando uma programação mais voltada para a mulher, já que no domingo é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Estamos preparando a pauta com muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário