quarta-feira, 12 de maio de 2010

Paraíba em Nova Iorque. A artista plástica paraibana Elisabete Serrano irá expor dois quadros símbolos da cultura brasileira


Não escondendo a expectativa de participar de mais uma mostra internacional, Elizabete Serrano disse que está pronta para levar para o país dos Estados Unidos, dois símbolos da cultura brasileira: 'Zabé da Loca' e o 'Malandro'. Para ela, Zabé da Loca representa a resistência do Nordeste, e o Malandro, o aspecto alegre e brincalhão do povo brasileiro. Pintando desde 2001 quando se aposentou da Embrapa, a artista está se preparando para participar de uma exposição em Nova Iorque.


Nascida em Guarabira, Elisabete adotou Campina Grande para morar. Ha poucos dias, recebeu uma boa notíca: foi escolhida para expor duas telas no Brazilian Art Week - Nova Iorque que acontecerá de 26 a 30 de julho de 2010. "Encarei como um novo desafio e uma boa surpresa", acrescentou. A exposição com quadros de vários artistas brasileiros será organizada pela Anap/Art Link International Events e Jain Ashok.


O evento acontecerá nas dependências da Marunouchi Gallery, renomada por suas exposições internacionais de artistas franceses e italianos. Elizabete vai levar para a mostra dois quadros por ela pintados, sendo um denominado de "Zabé da Loca", e outro de o "Malandro". "O Malandro reproduz o jeito do brasileiro com suas cores alegres" brinca a artista. , reproduzindo o jeito brasileiro, a cultura popular e as cores alegres do país.


Na exposição, haverá premiação para as categorias acadêmico e moderno, com medalhas de Ouro, Prata e Bronze, menções honrosas e certificados de participação, com registro do evento em DVD, carimbo da exposição no verso das obras, divulgação no site da Art Link e Publicação de um folder com as fotos de todas as obras.Elizabete Serrano é considerada uma mulher de muita sensibilidade e capacidade cultural, que resolveu se dedicar à arte, logo após a sua aposentadoria da Embrapa.


Em seus quadros, ela costuma usar o estilo moderno contemporâneo. "Pinceladas de Luz" é um dos mais famosos quadros editados pela artista plástica guarabirense. Ela conta que procura se espelhar na cultura regional para dá vida a sua obra. "O Nordeste é muito rico o que permite aos artistas usarem da imaginação", revelou entusiasmada com a mostra que via participar.


A casa de Elizabete na rua Ademar de Maia Paiva, no Alto Branco, mais parece um ateliê, onde ela pinta e expõe seus quadros. Esta não será a primeira vez que a artista paraibana participará de uma exposição internacional. No ano passado, ela expôs um de seus quadros denominado "Arara Azul" em mostra realizada na Roma. Sua obra também foi vista nas galerias de arte de São Paulo.


Elisabete é membro da Association Internacionale de Artes Plastiques - AIAP - UNESCO, Paris. Também é associada ao Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo - SINASP, e da Academia Nacional de Artes Plásticas - ANAP - Poços de Caldas, MG. Ela participou do lançamento do Catálogo de Artistas Plásticos "Artistas do Vernissage", vol. VIII pela Editora Domani Ltda, na cidade de São Paulo.


Evento este realizado no MAM (Museu de Arte Moderna), onde recebeu Medalha de Bronze, no 2º Salão de Arte - 2008. Recebeu uma menção honrosa no 8º Salão Internacional de Artes Plásticas - Academia Nacional de Artes Plásticas - ANAP - 2008, Poços de Caldas, MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário